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domingo, 8 de junho de 2014

Canada - Ricciardo vence pela primeira vez, de forma surpreendente



Se atualmente ninguem mais lembra de Mark Webber, Daniel Ricciardo não apenas apareceu como quem o substituiu com vantagens como tambem tem se mantido continuamente à frente do seu companheiro Vettel. E de sobra, num ano de pouca sorte de Vettel a estrela de Ricciardo parece brilhar mais que a do alemão.

Sensacional é o adjetivo mais bem aplicado à corrida de hoje. Foi a melhor corrida do ano e dos ultimos tempos da F1. Para quem pensa que a ausencia do som dos V8 tirou o brilho da categoria, é bom lembrar que não é apenas com barulho que se faz grandes corridas. E quem se lembra da era dos turbos na F1 sabe que foi período de disputas intensas, precisamente o que se viu hoje e que tanto se espera ver numa corrida.

Na largada, mais uma vez o safety car entrou na pista na primeira volta depois de uma colisão entre Bianchi e justamente o seu companheiro de equipe Max Chilton. Melhor para Guetierrez que largou do box e assim iniciou a corrida junto com os outros carros em movimento. A essa altura Massa ocupava a 5a. posição tendo Bottas à sua frente. Na ponta vinha Rosberg seguido de Vettel e Hamilton.

Somente na oitava volta o safety car saiu da pista. Na volta seguinte Hamilton ultrapassa Vettel e as duas Mercedes passam a ocupar a posição habitual. Nesse inicio de prova as Mercedes não abriam dos concorrentes como de costume. Na volta 14 Ricciardo foi o primeiro a trocar pneus voltando para a pista com os macios, os amarelos. Na volta 18 foi a vez de Rosberg e na seguinte a de Hamilton. A partir daí as Mercedes começaram a abrir espaço para os concorrentes da forma como habitualmente se dá.

Sergio Perez, que apesar da brilhante corrida terminou num acidente com Massa, foi o ultimo a ir ao box para a troca na volta 34, uma volta antes de se completar metade da prova. O novo jogo de pneus deveria suportar o restante da prova. Bottas e Massa já tinham realizado o seu primeiro pit e mais uma vez Massa perdeu tempo na troca por um atraso na roda dianteira esquerda. Na volta 36 veio Bottas para o segundo pit ao mesmo tempo que Massa seguiu em frente. Uma situação bastante diversa entre os pilotos já que Massa decidiu retardar ao maximo o segundo pit.

Para quem esperava mais uma vitoria da Mercedes pareceu estranho Rosberg ir novamente para a troca de pneus na volta 44. Massa estava na terceira colocação nessa hora e Rosberg voltou para a pista em quarto. A situação ficou bem mais favorável para Massa e a equipe pediu para que prosseguisse com o mesmo jogo o quanto pudesse. Foi o que fez Massa liderar a corrida na volta 46 quando Hamilton foi para mais um pit stop.

As coisas ficaram mais emocionantes para o brasileiro e para a Williams quando Hamilton abandonou a corrida na volta seguinte com problema nos freios traseiros. Para a Mercedes restava Rosberg na ponta, coisa que sugeria claramente uma vitória. Massa voltou aos boxes para a ultima troca e o que estava se tornando mais visivel nessa fase da prova era uma diminuição do rendimento da Mercedes. Foi a primeira vez no ano em que a Mercedes foi seguida de perto pela concorrencia e o problema nos freios de Hamilton pareceu ser um ponto fraco do carro, coisa que qualquer carro tem.

Na frente estava Rosberg seguido de perto por Perez, que vinha fazendo uma corrida sensacional, seguido de Ricciardo e Vettel. Massa vinha atrás de Bottas, que na volta 57 errou e Massa passou a ser então o quinto colocado. Ainda havia voltas suficientes para Massa tentar um pódio.

Como ninguem é perfeito, na penultima volta Rosberg tambem erra e Ricciardo que vinha colado não teve dificuldade para tomar a ponta. Isso por si só já tornou a prova surpreendente. Mas ninguem esperava que na ultima volta Massa e Perez se encontrassem na curva e saíssem os dois deixando pedaços na barreira de pneus e encerrando as chances de pontuação.

Segundo li a FIA considerou Perez culpado. Não me parece caso de culpar ninguem. Uma disputa na ultima volta em condições tão próximas como aquelas é situação em que arrisca-se o que for possível. Nem sempre os riscos geram ganhos. Nesse caso gerou perdas e me parece que tudo fica nesse plano, o da disputa apetada. Os ganhos ficaram para o público que assistiu uma corrida dessas que não acontecem sempre.

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