Se atualmente ninguem mais lembra de
Mark Webber, Daniel Ricciardo não apenas apareceu como quem o
substituiu com vantagens como tambem tem se mantido continuamente à
frente do seu companheiro Vettel. E de sobra, num ano de pouca sorte
de Vettel a estrela de Ricciardo parece brilhar mais que a do alemão.
Sensacional é o adjetivo mais bem
aplicado à corrida de hoje. Foi a melhor corrida do ano e dos
ultimos tempos da F1. Para quem pensa que a ausencia do som dos V8
tirou o brilho da categoria, é bom lembrar que não é apenas com
barulho que se faz grandes corridas. E quem se lembra da era dos
turbos na F1 sabe que foi período de disputas intensas, precisamente
o que se viu hoje e que tanto se espera ver numa corrida.
Na largada, mais uma vez o safety car
entrou na pista na primeira volta depois de uma colisão entre
Bianchi e justamente o seu companheiro de equipe Max Chilton. Melhor
para Guetierrez que largou do box e assim iniciou a corrida junto com
os outros carros em movimento. A essa altura Massa ocupava a 5a.
posição tendo Bottas à sua frente. Na ponta vinha Rosberg seguido
de Vettel e Hamilton.
Somente na oitava volta o safety car
saiu da pista. Na volta seguinte Hamilton ultrapassa Vettel e as duas
Mercedes passam a ocupar a posição habitual. Nesse inicio de prova
as Mercedes não abriam dos concorrentes como de costume. Na volta 14
Ricciardo foi o primeiro a trocar pneus voltando para a pista com os
macios, os amarelos. Na volta 18 foi a vez de Rosberg e na seguinte a
de Hamilton. A partir daí as Mercedes começaram a abrir espaço
para os concorrentes da forma como habitualmente se dá.
Sergio Perez, que apesar da brilhante
corrida terminou num acidente com Massa, foi o ultimo a ir ao box
para a troca na volta 34, uma volta antes de se completar metade da
prova. O novo jogo de pneus deveria suportar o restante da prova.
Bottas e Massa já tinham realizado o seu primeiro pit e mais uma vez
Massa perdeu tempo na troca por um atraso na roda dianteira esquerda.
Na volta 36 veio Bottas para o segundo pit ao mesmo tempo que Massa
seguiu em frente. Uma situação bastante diversa entre os pilotos já
que Massa decidiu retardar ao maximo o segundo pit.
Para quem esperava mais uma vitoria da
Mercedes pareceu estranho Rosberg ir novamente para a troca de pneus
na volta 44. Massa estava na terceira colocação nessa hora e
Rosberg voltou para a pista em quarto. A situação ficou bem mais
favorável para Massa e a equipe pediu para que prosseguisse com o
mesmo jogo o quanto pudesse. Foi o que fez Massa liderar a corrida na
volta 46 quando Hamilton foi para mais um pit stop.
As coisas ficaram mais emocionantes
para o brasileiro e para a Williams quando Hamilton abandonou a
corrida na volta seguinte com problema nos freios traseiros. Para a
Mercedes restava Rosberg na ponta, coisa que sugeria claramente uma
vitória. Massa voltou aos boxes para a ultima troca e o que estava
se tornando mais visivel nessa fase da prova era uma diminuição do
rendimento da Mercedes. Foi a primeira vez no ano em que a Mercedes
foi seguida de perto pela concorrencia e o problema nos freios de
Hamilton pareceu ser um ponto fraco do carro, coisa que qualquer
carro tem.
Na frente estava Rosberg seguido de
perto por Perez, que vinha fazendo uma corrida sensacional, seguido
de Ricciardo e Vettel. Massa vinha atrás de Bottas, que na volta 57
errou e Massa passou a ser então o quinto colocado. Ainda havia
voltas suficientes para Massa tentar um pódio.
Como ninguem é perfeito, na penultima
volta Rosberg tambem erra e Ricciardo que vinha colado não teve
dificuldade para tomar a ponta. Isso por si só já tornou a prova
surpreendente. Mas ninguem esperava que na ultima volta Massa e Perez
se encontrassem na curva e saíssem os dois deixando pedaços na
barreira de pneus e encerrando as chances de pontuação.
Segundo li a FIA considerou Perez
culpado. Não me parece caso de culpar ninguem. Uma disputa na ultima
volta em condições tão próximas como aquelas é situação em que
arrisca-se o que for possível. Nem sempre os riscos geram ganhos.
Nesse caso gerou perdas e me parece que tudo fica nesse plano, o da
disputa apetada. Os ganhos ficaram para o público que assistiu uma
corrida dessas que não acontecem sempre.
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