Páginas

domingo, 11 de maio de 2014

Espanha - Mercedes, soberba, sequer precisa se preocupar com pneus.



Numa pista onde o desgaste dos pneus pode por fim a uma corrida ganha, a Mercedes deu uma lavada nos concorrentes a ponto de colocar uma volta sobre o 7o. colocado - Kimi Raikkonen da Ferrari - na última volta. Nem mesmo o desgaste intenso de pneus fez a equipe ter dificuldades para vencer. Outra vez Hamilton vence com o seu companheiro de equipe em segundo totalmente visível no espelhinho. Com um carro desses mesmo que De Cesaris estivesse no lugar de Hamilton ainda assim venceriam o campeonato, situação com a qual já se conta ainda na quinta etapa da temporada. É uma performance espetacular que o alemão Schumacher não está podendo ver. Justamente ele que ingressou na equipe como parte time de desenvolvimento.

Na largada Hamilton e Rosberg mantiveram as suas posições e Bottas ganhou a posição de Ricciardo, fechando a volta inicial respectivamente em 1o., 2o., 3o. e 4o. Fiquei na hora com a sensação de que a Williams poderia ter um dia de felicidade que afinal não se confirmou. Embora a Williams desse ano seja bem melhor que a do ano anterior ainda não é veloz o suficiente para almejar um pódio.

Um pouco mais atrás vinham Kimi, Alonso e Massa (6o., 7o. e 8o.), o que prometia ser uma disputa muito interessante. O decorrer da corrida mostrou que as ultrapassagens nessa pista são mesmo dificeis e nessa briga restaram apenas Kimi e Alonso no final. Posição de largada sempre fez diferença em qualquer corrida e isso poderia ser a razão de um péssimo final de semana para Vettel, que fechou a primeira volta em 14o., mas alem de ter alcançado o seu companheiro de equipe, mesmo não tendo o ultrapassado marcou tambem a volta mais rápida da prova. Será que Vettel 'acordou' para o campeonato ou a sua 'sorte' está voltando para dentro do cockpit? Caso a se conferir nas próximas corridas.

Na decima volta Maldonado ganhou mais um pontinho na carteira de habilitação porque na primeira mostrou que petro-dollares podem colocar alguem na pista mas não vão pilotar, isso vai ficar por conta do piloto. Foi punido com 5s por ter sido agressivo demais na disputa com Ericson.

Vettel inaugurou as trocas de pneus na volta 12, tendo feito antes disso a volta mais rápida marcando 1:31.876 pouco antes. Na sequencia vai ao box o seu companheiro Daniel Ricciardo ao mesmo tempo em que a Mercedes já disparava lá na frente. Depois vem Massa e dessa vez a Williams trabalhou muito bem na troca, enquanto Bottas seguia bem mais à frente dele.

Na volta 20 Rosberg marca a volta mais rápida com 1:31.6 e Hamilton responde em seguida com oito décimos a menos. A performance de Hamilton era tal que na volta 22 ultrapassou o primeiro retardatário na corrida. Mantendo-se esse ritmo era de se esperar que atrás dele terminasse um comboio de retardatários, o que afinal acabou acontecendo.

Mais atrás, Kimi continuava na frente de Alonso e acabou colocando Grosjean entre eles. Não parecia que Alonso pudesse superar Kimi com facilidade pois o finlandes mantinha um ritmo bem forte mesmo depois de uma breve aposentadoria da categoria, situação na qual não se espera um retorno competitivo. Acho sinceramente que Alonso tem em Kimi o que pode ser uma pedra no sapato no quesito performance.

Na segunda troca de Alonso, deu para entender que a Williams ainda precisa remar um pouco mais. Alonso saiu do box na frente de Massa e mesmo com os pneus frios e com Massa encostado nele, abriu do brasileiro sem dificuldades nessa mesma volta.. Lá na frente a Mercerdes andava tanto que, na metade da corrida Rosberg estava 29s à frente de Ricciardo. Seria perfeitamente possivel fazer um pit e sair à frente de Ricciardo nessas condições. Button tomou uma volta de Hamilton quando era o 13o. colocado e ainda tinha muita prova pela frente. A lavada sobre os adversários estava visível.

A Ferrari mostrou nessa corrida que não apenas a equipe pode definir o resultado, como tambem os carros são rigorosamente iguais. Kimi veio para a troca de pneus e, imagine, foi mais lento que as trocas de Alonso e voltou atrás do espanhol. Mas depois as coisas mudaram um pouco e Kimi, outra vez na frente, vendeu bem caro a ultrapassagem na pista.

Na volta 48 Alonso aparecia em 4o. com Vettel em 5o. Considerando-se as posições de largada, Vettel mostrou uma performance superior, coisa que foi confirmada no final da corrida. A essa altura os carros estavam mais leves (lembre-se que não há mais reabastecimentos) e quem tinha pneus iria andar rápido. Nessas condições Rosberg marcou 1:29,236. Na Mercedes tinha sobra de pneus, carro e pilôto. Mas isso não quer mais dizer que isso venha a ser privilégio deles. As Red Bull e as Ferrari vinham baixando seus tempos tambem. E aí a corrida passoua ter duas instancias bem definidas sendo, lá na frente a Mercedes numa disputa particular e mais atrás outras disputas entre Red Bull e Ferrari, de tal forma que o final da corrida tinha que ser apreciado em dois momentos separados.

Alonso foi novamente para os pits na volta 54 e isso explica então porque teve que disputar posição com Kimi na pista. Na saída Vettel se manteve à frente em 6o., seguido do espanhol. Bottas estava em 4o., uma bela performance diga-se de passagem, e à sua frente Daniel Ricciardo em ritmo bem consistente embora muito distante das Mercedes. Nessa situação Vettel marcou a volta mais rápida do dia - 1:28.918. Vettel precisava andar muito forte enquanto as Mercedes precisavam administrar a vantagem. Isso deixa claro que as Red Bull são um tipo de líderes de um segundo pelotão que veremos durante essa temporada toda.

Vettel ainda ultrapassou Alonso, Kimi e Bottas e terminou assim na 4a. colocação, tendo saído quase no final do grid. Ainda restavam mais duas disputas que mereceram ser acompanhadas curva a curva. Lá na frente Rosberg vinha chegando em Hamilton e na volta 60 encostou no companheiro. Esatava claramente mais rápido mas a disputa estava aberta no ambito das ordens da equipe. Restava ultrapassar, o que vem a ser a parte mais dificil de todas. Enquanto eles duelavam lá na frente, Alonso finalmente conseguiu ultrapassar Kimi na volta 64, apenas duas antes do fim. Por isso penso que Alonso tem no seu companheiro um concorrente dificil. Nessa hora com certeza o atraso na troca de pneus de Kimi Raikkonen fez a diferença. Alonso tinha mais pneus que Kimi mas precisou pilotar para ganhar a posição.

E Hamilton faz de Kimi (7o. colocado) mais um retardatário na ultima volta da corrida, mesmo disputando posição com o seu companheiro de equipe que o seguia bem perto. Venceu Hamilton, seguido de Rosberg, Ricciardo, Vettel, Bottas, Alonso, Kimi, Grosjean, Perez e Hulkenberg. Na ordem são 2 Mercedes, 2 Red Bull, 1 Williams, 2 Ferrari, 1 Lotus e 2 Force-India. Estas são as equipes que vão patrocinar as disputas nessa temporada, sendo a Mercedes um caso destacado. Massa fez uma corrida para ser esquecida, terminando apenas em 13o. mas tem carro para se juntar a esse bolo.

A próxima etapa é em Monaco e as Mercedes devem se manter na frente. Será muito interessante ver o que as outras que citei agora poderão fazer. E com certeza elas disputarão duramente as suas posições. Temos o que ver pela frente, com certeza.

Nenhum comentário: