Numa pista onde o desgaste dos pneus
pode por fim a uma corrida ganha, a Mercedes deu uma lavada nos
concorrentes a ponto de colocar uma volta sobre o 7o. colocado - Kimi
Raikkonen da Ferrari - na última volta. Nem mesmo o desgaste intenso
de pneus fez a equipe ter dificuldades para vencer. Outra vez
Hamilton vence com o seu companheiro de equipe em segundo totalmente
visível no espelhinho. Com um carro desses mesmo que De Cesaris
estivesse no lugar de Hamilton ainda assim venceriam o campeonato,
situação com a qual já se conta ainda na quinta etapa da
temporada. É uma performance espetacular que o alemão Schumacher
não está podendo ver. Justamente ele que ingressou na equipe como
parte time de desenvolvimento.
Na largada Hamilton e Rosberg
mantiveram as suas posições e Bottas ganhou a posição de
Ricciardo, fechando a volta inicial respectivamente em 1o., 2o., 3o.
e 4o. Fiquei na hora com a sensação de que a Williams poderia ter
um dia de felicidade que afinal não se confirmou. Embora a Williams
desse ano seja bem melhor que a do ano anterior ainda não é veloz o
suficiente para almejar um pódio.
Um pouco mais atrás vinham Kimi,
Alonso e Massa (6o., 7o. e 8o.), o que prometia ser uma disputa muito
interessante. O decorrer da corrida mostrou que as ultrapassagens
nessa pista são mesmo dificeis e nessa briga restaram apenas Kimi e
Alonso no final. Posição de largada sempre fez diferença em
qualquer corrida e isso poderia ser a razão de um péssimo final de
semana para Vettel, que fechou a primeira volta em 14o., mas alem de
ter alcançado o seu companheiro de equipe, mesmo não tendo o
ultrapassado marcou tambem a volta mais rápida da prova. Será que
Vettel 'acordou' para o campeonato ou a sua 'sorte' está voltando
para dentro do cockpit? Caso a se conferir nas próximas corridas.
Na decima volta Maldonado ganhou mais
um pontinho na carteira de habilitação porque na primeira mostrou
que petro-dollares podem colocar alguem na pista mas não vão
pilotar, isso vai ficar por conta do piloto. Foi punido com 5s por
ter sido agressivo demais na disputa com Ericson.
Vettel inaugurou as trocas de pneus na
volta 12, tendo feito antes disso a volta mais rápida marcando
1:31.876 pouco antes. Na sequencia vai ao box o seu companheiro
Daniel Ricciardo ao mesmo tempo em que a Mercedes já disparava lá
na frente. Depois vem Massa e dessa vez a Williams trabalhou muito
bem na troca, enquanto Bottas seguia bem mais à frente dele.
Na volta 20 Rosberg marca a volta mais
rápida com 1:31.6 e Hamilton responde em seguida com oito décimos a
menos. A performance de Hamilton era tal que na volta 22 ultrapassou
o primeiro retardatário na corrida. Mantendo-se esse ritmo era de se
esperar que atrás dele terminasse um comboio de retardatários, o
que afinal acabou acontecendo.
Mais atrás, Kimi continuava na frente
de Alonso e acabou colocando Grosjean entre eles. Não parecia que
Alonso pudesse superar Kimi com facilidade pois o finlandes mantinha
um ritmo bem forte mesmo depois de uma breve aposentadoria da
categoria, situação na qual não se espera um retorno competitivo.
Acho sinceramente que Alonso tem em Kimi o que pode ser uma pedra no
sapato no quesito performance.
Na segunda troca de Alonso, deu para
entender que a Williams ainda precisa remar um pouco mais. Alonso
saiu do box na frente de Massa e mesmo com os pneus frios e com Massa
encostado nele, abriu do brasileiro sem dificuldades nessa mesma
volta.. Lá na frente a Mercerdes andava tanto que, na metade da
corrida Rosberg estava 29s à frente de Ricciardo. Seria
perfeitamente possivel fazer um pit e sair à frente de Ricciardo
nessas condições. Button tomou uma volta de Hamilton quando era o
13o. colocado e ainda tinha muita prova pela frente. A lavada sobre
os adversários estava visível.
A Ferrari mostrou nessa corrida que não
apenas a equipe pode definir o resultado, como tambem os carros são
rigorosamente iguais. Kimi veio para a troca de pneus e, imagine, foi
mais lento que as trocas de Alonso e voltou atrás do espanhol. Mas
depois as coisas mudaram um pouco e Kimi, outra vez na frente, vendeu
bem caro a ultrapassagem na pista.
Na volta 48 Alonso aparecia em 4o. com
Vettel em 5o. Considerando-se as posições de largada, Vettel
mostrou uma performance superior, coisa que foi confirmada no final
da corrida. A essa altura os carros estavam mais leves (lembre-se que
não há mais reabastecimentos) e quem tinha pneus iria andar rápido.
Nessas condições Rosberg marcou 1:29,236. Na Mercedes tinha sobra
de pneus, carro e pilôto. Mas isso não quer mais dizer que isso
venha a ser privilégio deles. As Red Bull e as Ferrari vinham
baixando seus tempos tambem. E aí a corrida passoua ter duas
instancias bem definidas sendo, lá na frente a Mercedes numa disputa
particular e mais atrás outras disputas entre Red Bull e Ferrari, de
tal forma que o final da corrida tinha que ser apreciado em dois
momentos separados.
Alonso foi novamente para os pits na
volta 54 e isso explica então porque teve que disputar posição com
Kimi na pista. Na saída Vettel se manteve à frente em 6o., seguido
do espanhol. Bottas estava em 4o., uma bela performance diga-se de
passagem, e à sua frente Daniel Ricciardo em ritmo bem consistente
embora muito distante das Mercedes. Nessa situação Vettel marcou a
volta mais rápida do dia - 1:28.918. Vettel precisava andar muito
forte enquanto as Mercedes precisavam administrar a vantagem. Isso
deixa claro que as Red Bull são um tipo de líderes de um segundo
pelotão que veremos durante essa temporada toda.
Vettel ainda ultrapassou Alonso, Kimi e
Bottas e terminou assim na 4a. colocação, tendo saído quase no
final do grid. Ainda restavam mais duas disputas que mereceram ser
acompanhadas curva a curva. Lá na frente Rosberg vinha chegando em
Hamilton e na volta 60 encostou no companheiro. Esatava claramente
mais rápido mas a disputa estava aberta no ambito das ordens da
equipe. Restava ultrapassar, o que vem a ser a parte mais dificil de
todas. Enquanto eles duelavam lá na frente, Alonso finalmente
conseguiu ultrapassar Kimi na volta 64, apenas duas antes do fim. Por
isso penso que Alonso tem no seu companheiro um concorrente dificil.
Nessa hora com certeza o atraso na troca de pneus de Kimi Raikkonen
fez a diferença. Alonso tinha mais pneus que Kimi mas precisou
pilotar para ganhar a posição.
E Hamilton faz de Kimi (7o. colocado)
mais um retardatário na ultima volta da corrida, mesmo disputando
posição com o seu companheiro de equipe que o seguia bem perto.
Venceu Hamilton, seguido de Rosberg, Ricciardo, Vettel, Bottas,
Alonso, Kimi, Grosjean, Perez e Hulkenberg. Na ordem são 2 Mercedes,
2 Red Bull, 1 Williams, 2 Ferrari, 1 Lotus e 2 Force-India. Estas são
as equipes que vão patrocinar as disputas nessa temporada, sendo a
Mercedes um caso destacado. Massa fez uma corrida para ser esquecida,
terminando apenas em 13o. mas tem carro para se juntar a esse bolo.
A próxima etapa é em Monaco e as
Mercedes devem se manter na frente. Será muito interessante ver o
que as outras que citei agora poderão fazer. E com certeza elas
disputarão duramente as suas posições. Temos o que ver pela
frente, com certeza.
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