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domingo, 20 de abril de 2014

China- Hamilton vence em Xangai a bordo de um carro deste mesmo planeta



Quando Ayrton Senna, ainda na McLaren, referiu-se à Williams como o carro do outro planeta, não se esperava a possibilidade de dito bólido ser derrtotado pelos seus concorrentes aos quais dava poeria com facilidade. Mas a verdade é que a Williams da época foi projetada e fabricada aqui mesmo neste planetinha.

Hamilton marcou a pole mais de 1s à frente do seu companheiro de equipe. Largou mantendo a liderança e assim foi até o final. Fora isso considere-se que a classificação se deu em pista molhada e a corrida no sêco. Carro super eficiente pilotado com maestria por um campeão, os dois capazes de dar otimo rendimento em condições diversas. Os de trás não conseguiram alcançar tal performance, mas isso não é para sempre. Pode ser no máximo por esse ano.

Pilotando um carro terreno, este piloto que nada tem de ET, abriu tal vantagem aos seus concorrentes que na sua troca de pneus ainda saiu do box na liderança. Portanto a corrida aconteceu mesmo do segundo colocado para trás, enquanto Hamilton guiava sózinho na liderança mostrando uma invejavel capacidade de guiar rápido e preciso.

Para quem sucumbiu ao sono da madrugada, diria que vi (e ouvi) a parte da corrida que me deixou a clara noção de que seria uma prova sonolenta. Começou muito bem com um ótima largada de Felipe Massa e de Alonso, que antes da primeira curva se tocaram lado a lado num incidente típico de disputas e não intencional. Mesmo tendo Massa conseguido ganhar uma posição, Alonso levou a melhor pulando de 5o. para 3o.

Mais tarde Massa teria a sua corrida jogada às traças durante um dos piores pit stop da historia da F1, quando a Williams trocou os pneus do brasileiro num autentico procedimento de borracharia de bairro. Massa foi parar em último e mesmo com um carro confiável pôde remar no máximo até a 15a. colocação. Particularmente, eu julgava uma boa prova de Massa a manutenção da sua mesma posição de largada numa pista úmida, situação na qual a Williams não mostrou um bom desempenho. Com pista sêca ganhar posições seria um cenário muito provável e o pódio um final a se considerar. Que tenha mais sorte na próxima.

Alonso não mostrou que a ausencia de Domenicali seja motivo para a Ferrari ir ao pódio. Mostrou sim que o carro e a equipe não são páreo para a Mercedes mas que isso não significa festejar tristes nonos lugares, tal como se deu na prova do Bahrein. A Ferrari 'está a caminho' e deve ter a sua disputa durante o ano com a Red Bull, mais especificamente com Daniel Ricciardo que terminou nada menos do que 24s à frente do campeão Vettel, seu companheiro. A performance da Ferrari hoje mostra que terá chances concretas em pistas como Spa ou Monza.

Mesmo tendo ido ao pódio, Alonso, que ocupou a segunda colocação na corrida, viu passar sem muitas dificuldades a Mercedes de Nico Rosberg, o segundo colocado na prova. Nico é o piloto que tem nas mãos a chance de por fim às esperanças das outras equipes sempre que repetir a dobradinha de hoje. Acho dificil que venha a superar Hamilton mas acho possivel que consiga andar sempre perto do seu companheiro de equipe. Coisa que Vettel dá a impressão de que seja um tipo de sonho, ou até pesadelo, para ele. Vettel mesmo admitiu nessa semana que ele precisa dar resposta à performance do seu companheiro de equipe, claramente superior à dele.

Bottas acabou confirmando o que eu esperava, embora em condições de pista diferentes da classificação - terminou na mesma colocação na qual largou. A Williams não é um carro de ponta mas é claramente melhor que a versão anterior e ainda há todo um campeonato para evoluir e ser parte do campeonato que corre atrás das Mercedes. A equipe derrapou hoje mas isso com toda certeza já á passado e caso já discutido e acertado, visando as próximas etapas.

Por fim, que registre-se que desde que acompanho a F1 (desde os idos da minha adolescencia), o GP de hoje deixou uma ótima lembrança para mim. Nunca contei com a possibilidade de ser citado num 'abraço radiofonico' durante uma transmissão de F1, uma saudação muito amistosa de um dos meus melhores amigos - Jan Balder.

Grande abraço pra ti, Omelete!

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