Páginas

domingo, 6 de abril de 2014

Bahrein - um ruído claramente distinguível


Para quem reclamou um bocado do ruído dos atuais motores da F1, na prova de hoje vencida brilhantemente por Hamilton, sob o brilhante ataque do seu companheiro Nico nas voltas finais, é curioso notar que um dos destaques da corrida foi o ruído do safety-car.
Logo em seguida a mais uma demonstração de Maldonado de que não está à altura dos outros pilotos da categoria, o safety-car entrou na pista e, alem de ter atrapalhado a vida da Williams e tornado mais difícil a vitória de Hamilton, deu seu showzinho particular ao deixar evidente que um carro de turismo a pleno na pista tem o seu ruído claramente distinguível, à frente de duas dezenas de carros de F1. Até onde sei esta terá sido a única ocasião em que isso ocorreu de tal forma a ser bem notado na própria transmissão.
Só para não esquecer, Maldonado foi punido durante a prova e consta agora na 14a. colocação e tem punição determinada para o próximo GP. Deixo a dúvida no ar: ele deveria ter sido desclassificado ou isso é tão sómente uma barbeiragem de quem deve ser vaiado? Afinal ele mandou para fora da pista em situação de capotagem a Sauber de Gutierrez após te-la atingido bem no meio.
A Mercedes parece que vai correr um campeonato particular. Não vejo o que possa tirar a equipe da disputa pela vitória. Estão tão à frente dos outros que a disputa interna entre os pilôtos vai acabar beneficiando a própria equipe. Se ficar na frente o que estiver andando mais, mais ainda a equipe vai se distanciar dos outros. Caso Maldonado entre na cena, como hoje, essa vantagem desaparece momentaneamente e reaparece rápidamente. São os campeões do ano, não há mais dúvidas.
A corrida foi cheia de belas disputas mas uma quase-barbeiragem virou ponto alto fora das pistas. Em determinado momento Reginaldo Leme referiu-se ao pilôto da Williams como 'Bos...' e imediatamente, percebendo a derrapada corrigiu: 'Bottas'. Ao que se seguiu um breve silencio na transmissão quando eu ri um bocado aqui ao mesmo tempo que eles mesmos devem ter soltado gargalhadas na cabine de transmissão pois a ocorrencia foi realmente hilária.
Levando-se em consideração a posição em que Massa largou, mais a sua brilhante largada saltando para 3o. na primeira volta, mais o infortúnio que representou o safety-car nas ultimas voltas, diria que fez uma bôa prova terminando na frente do seu companheiro que largou 4 posições à frente. Mas fiquei com uma dúvida que apenas alguem do meio poderia resolver. A Force India tem mais chão que a Williams ou a Williams gasta mais pneus? Dificil dar uma resposta convincente para essa questão. Mas se for verdade a segunda possibilidade a Williams pode mostrar no restante do ano que ainda tem bastante a melhorar. Ainda assim não diria que é caso de desilusão. A equipe esteve na terceira posição hoje, à frente de outras que frequentavam no ano passado a dianteira da fila com frequencia.
Caso oposto da Ferrari onde Alonso parece ter comemorado o nono lugar de hoje. Caso para comemorar mesmo porque seria perfeitamente viável dizer que no quesito performance a Ferrari trocou de lugar com a Williams, o que vem a ser um tipo de ofensa grave para os torcedores italianos que acredito que venham a dizer coisas pouco amistosas a respeito da equipe nos proximos dias.
A McLaren por sua vez pode comemorar apenas estar inscrita. Já declararam um dia desses que foram prejudicados pelo atraso no desenvolvimento do carro. Será para eles um ano sabático.
Mas quem deve estar adorando esse novo panorama é Mark Webber. Entre as bôas disputas da corrida de hoje, a de Ricciardo e Vettel deve ter feito Webber respirar com ar de satisfação lá com a sua vizinhança de cangurús. Quem diria que o tetra-campeão passaria a andar lá atrás e disputando posição com um novato? E pior, perdendo. Ah, é bom lembrar que Ricciardo disse ao Barrichello que a pronuncia correta do nome dele é mesmo Ricardo. Com pronuncia correta ou não, a verdade é que o garoto acelera pra valer.
A próxima prova é na China e o clima lá não é tão amigável assim. Isso pode acabar sendo fator de influencia bem significativo no resultado. A McLaren ganha de novo, sem dúvida. Quem poderia chegar em seguida?

Nenhum comentário: