Páginas

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Wilson Fittipaldi Jr - um kart Mini e uma história Max

Wilson Fittipaldi Jr na sala de controle da Mecânica Riomar.
Ao seu lado Rennê Carvalho, neto de Mário Carvalho



Quando voce admira o esporte pelo que ele representa na sua vida, quando voce vê o seu esporte preferido por uma ótica menos midiática e mais realista, voce passa a dar valor aos verdadeiros atores desse maravilhoso palco, tais e quais eles são, pelo que eles representam.

Assim é que vejo com alguma decepção a fome muitas vezes irracional do brasileiro por campeões das suas modalidades. Há pessoas que foram não apenas testemunhas oculares da sua época mas tambem ativos participantes de uma historia escrita por várias mãos. Alguns de forma pioneira.

Wilson Fittipaldi Jr, o Wilsinho, ou Tigrão como era conhecido no seu inicio de carreira, é um desses que hoje é pouco reverenciado pelo público jovem muito embora tenha uma incrivel importancia na historia do nosso automobilismo na fase que foi chamada de ‘a nova geração’.

Se hoje alguem desejasse resgatar as memórias do nosso automobilismo brasileiro, entendo que Wilson é uma importante referencia para tal tarefa pois presenciou fatos históricos do nosso automobilismo na sua fase mais produtiva. Wilson é literalmente parte integrante dessa história na condição de participante.

Afinal, Wilson tem o automobilismo na sua vida desde criança. Aos treze anos de idade viu o seu pai, o ‘Barão’ Fittipaldi, organizar a mais importante prova automobilística do país, a Mil Milhas Brasileiras. Wilson Jr conviveu com nomes como Chico Landi, Catharino Andreatta, Christian Heins, Bird Clemente, só para citar alguns poucos de uma longa lista.

Esteve presente na primeira corrida de karts do Brasil, vencendo uma das etapas. A prova tambem organizada e narrada pelo seu pai foi presenciada pelo seu irmão que na época não tinha a idade mínima permitida para o esporte.

Em seguida Wilson realizou a sua construção que se tornou um legado no esporte. Após a introdução do kartismo por Claudio Daniel Rodrigues, Wilson Fittipaldi construiu o seu próprio kart, que acabou sendo denominado Mini. A produção acabou sendo vendida a Mário Carvalho, proprietário da Mecânica Riomar, fabricante de motores de pôpa. A marca Mini se tornou um ícone e hoje é uma empresa estruturada e com tecnologia de produção que lhe permite fabricar karts que não devem nada a importados.

O nosso automobilismo não seria o mesmo se não tivesse surgido um substituto efetivo para as extintas Mecanica Continental e Mecanica Nacional. O Formula Vê era a resposta mais adequada para isso, e aí tambem há a mão de Wilson. O Fitti Vê, o monoposto nacional mais famoso da nossa história, saiu das intenções para as pistas, na fábrica dos volantes F1 dos irmãos Fittipaldi. Mais um passo pioneiro e de muita importancia, e tambem mais uma participação em um automobilismo onde se competia não apenas nas curvas mas fora delas tambem.

Wilson foi um dos integrantes de uma lendária equipe de automobilismo, a equipe de fábrica da Willys. Nela, Bird Clemente se tornou o primeiro piloto brasileiro a ser contratado como funcionario. Aqui Wilson escreveu mais algumas linhas dessa história como campanheiro de feras como Carol Figueiredo, Luis Pereira Bueno, alem do próprio Bird.

Tentou ingressar no automobilismo europeu tres anos antes que o irmão Emerson, mas não obteve sucesso nessa primeira tentativa. Nesse período o Brasil já tinha um grupo de pilôtos que tinha conhecimento do que era a pilotagem de um monoposto. Wilson, era um desses e agregava a isso a experiencia da construção.

O sucesso do seu irmão facilitou o caminho para que Wilson encontrasse o seu espaço na europa. Foi pilotar F3 com Jim Russel, ex-piloto brtiânico que criou sua propria escola de pilotagem por onde passou tambem o seu irmão Emerson. A família Fittipaldi estava escrevendo uma nova historia inédita e entrando em contato com os melhores pilotos do mundo.

No mesmo ano em que o seu irmão se tornaria o primeiro brasileiro campeão do mundo na Formula 1, Wilson ingressa na Brabham, a equipe do australiano Jack Brabham que venceu um campeonato de F1 com um carro de construção própria e tambem a equipe onde mais tarde Nelson Piquet se tornaria o segundo brasileiro campeão na categoria.

Wilson assistiu o seu irmão vencer o primeiro campeonato de F1, dessa vez do lado de fora da pista pois o seu Brabham quebrou na prova de Monza de 1972. Aqui tambem o seu pai esteve presente narrando um fato inédito para os brasileiros.

Enquanto ninguem no Brasil cogitaria construir um carro de Formula 1, foi justamente Wilson Fittipaldi quem teve essa iniciativa. Criou a única equipe de F1 da nossa história, conhecida como Copersucar Fittipaldi. Apesar da má recepção da imprensa brasileira, a equipe fez um papel melhor do que as atuais lanternas da categoria e de outras que nem conseguiram emplacar um ano inteiro ou que sequer sairam das intenções, caso da USF1 por exemplo.

Mais tarde, fora da F1, Wilson viu ingressar na categoria o seu filho Christian, que se tornou o primeiro filho de ex-piloto brasileiro a pilotar na F1. Depois de deixar a categoria, Christian foi pilotar na Indy quando o seu tio ainda estava na ativa.

Wilson Fittipaldi deixou um caminho escrito no nosso automobilismo. O kartismo e a F-Vê são genuínas raízes de muitas das nossas vitórias internacionais e a participação de Wilson nesse início tem grande significado. Muito embora não tenham sido idealizações dele, as duas modalidades o tiveram como um competidor efetivo, nos tradicionais moldes nos quais se competia nas curvas e nas oficinas tambem.

Para completar a descrição desse ícone do nosso esporte é bom lembrar que alem de tudo Wilson nasceu no dia em que se comemora pelo mundo todo um aniversário que tem uma importancia já milenar. Wilson vai comemorar mais um ano de vida na próxima semana em 25 de Dezembro.

Parabens Wilson Fittipaldi Jr.

Um comentário:

Anônimo disse...

ZÉ CLEMENTE - OTIMA MATERIA SOBRE NOSSO TIGRÃO. MUITOS JOVENS FORAM NO VACUO DELE, NOS SAUDOSOS ANOS DO INICIO DAS EQUIPES OFICIAIS B DAS FABRICAS NO BRASIL. MUITO BOM.