Páginas

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Kart, História de campeões - o nosso kartismo nas telas (1)

(Um documentário sobre o kartismo Brasileiro desde a sua introdução.)
(imagens: Gustavo Braga e Hyun Ju Choi)

À esquerda Mário Carvalho, proprietário do Riomar. À direita Wilson Fittipaldi Jr., um dos nossos maiores ícones do automobilismo. Entre êles à partir da esquerda, Miguel Crispim, lendário preparador do departamento de competições da Vemag, Maneco Combacau, um verdadeiro colecionador de amigos e dono de uma memória invejável, Waltinho Travaglini, fenomenal kartista ainda militando no esporte, e Carol Figueiredo, kartista e pilôto de automobilismo muito habilidoso e tambem um baú de histórias genuínas.
Na Mecânica Riomar em 17/12/2012, em entrevista para o filme Kart, História de campeões
Uma história que eu pretendi contar na forma escrita, será contada por profissionais e muito melhor que eu: nas telas. Sim, o kartismo brasileiro é tema de documentário e os primeiros passos já foram dados. Digamos que, o idealizador dessa incrivel obra de resgate saiu na pole.

Kart, História de campeões, é um filme dirigido por Pedro Martins Rodrigues, com fotografia de Gustavo Pessoa, da produtora MR Sport Produções. Vai contar no formato documentário a história de um esporte que mandou muitos pilotos brasileiros ao pódio no degrau mais alto, seja na própria modalidade, seja nas subsequentes do esporte a motor.

O diretor se inspirou em coisas como o filme Grand Prix, filmes russos da decada de 1960 sobre kartismo, leituras e a sua própria experiencia no kart amador.

A intenção do documentário é ser abrangente e por isso inclui bastidores de diferentes épocas. Aos poucos, a partir dos anos 80, o kartismo foi perdendo espaço na mídia e muitas historias seriam perdidas se não fossem contadas agora. E os seus protagonistas estão por aí, na ativa e à disposição. É o caso dos mecanicos, que no kartismo têm uma importancia impressionante e quase nada se sabe deles. O mais famoso de tôdos é Lucio Pascual Gascon, ou Tchê, como é conhecido no meio e que na prática foi o mentor de Senna no kartismo. Serão abordados os períodos seguintes ao de Senna, desde Barrichello até os atuais.

Lúcio  Pascual Gascon, o Tchê, sendo entrevistado por Pedro Martins Rodrigues, diretor do documentário Kart, História de campeões
Há filmes e reportagens sobre pilotos mas não tenho conhecimento de algo sobre uma modalidade. Uma coisa é voce falar de uma pessoa e outra do meio ao qual ela pertence. E no caso do kartismo é sensato dizer que as pessoas que o iniciaram moldaram o meio. Alguns destes estão não apenas vivos mas com a memória na rotação maxima. E vão acelerar essas maravilhosas lembranças para uma equipe de profissionais apaixonados, não apenas pela sua arte mas tambem pelo significado que tem esse esporte para o país.

Como é comum nesses esportes mais radicais, no kartismo aqueles que aceleraram essa história continuam alguns em contato direto com o esporte e outros sempre prontos a dar as suas declarações sobre um período onde a documentação de quaisquer fatos não chegava à abrangencia, qualidade e eficiencia dos dias de hoje. Esses relatos são de uma riqueza impressionante e o filme representa uma verdadeira bandeira de largada no resgate, uma vez que é uma história nunca contada até então.

Com os atuais recursos tecnológicos, não apenas se pode fazer um filme de qualidade, como tambem manter esse registro perpetuado. Assim, será acessivel por gerações futuras que eventualmente estarão acelerando karts de compostos biodegradáveis, movidos a energia solar, ou qualquer maluqice futurista que faria parecerem liteiras os karts de Claudio Daniel Rodrigues, o introdutor da modalidade no país.

O documentário já está sendo realizado e o diretor, Pedro Martins Rodrigues, mostrou ser tambem um incrivel pesquisador que já tem em mãos contatos e dados que eu mesmo nunca tentei reunir.

Quem assistir essa peça de resgate da nossa cultura do esporte a motor, vai entender porque já festejamos no passado as vitórias dos nossos ídolos em carro aberto pelas ruas. Vai entender porque Senna citou o kart tantas vezes nas suas declarações. E principalmente vai entender como isso tudo aconteceu. Será uma obra genuína e inédita.

Nenhum comentário: