Páginas

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Nelson Piquet - por pouco a história não se repete



A maioria se lembra que Nelson Piquet voltou ao oval de Indianapolis após um acidente na pista um ano antes, mas poucos se lembram que por pouco a historia nao se repetiu.

No dia 7 de Maio de 1992 Nelson Piquet sofreu o pior acidente da sua carreira ao bater no muro do oval de Indianapolis a mais de 300 km/h, na curva 4. A violencia da batida impressiona e pode-se considerar um milagre que um ano depois Piquet tenha voltado ao mesmo autodromo pela mesma equipe afim de classificar-se para uma prova que tem uma lista muito grande de acidentes fatais, e outros não fatais muito embora espetaculares.

É ao menos curioso que uma pessoa que teve um acidente com aquelas proporções não se intimide em retornar ao mesmo palco e correndo os mesmos riscos. No caso dele especificamente os riscos ainda seriam um tanto maiores já que uma segunda batida do mesmo tipo poderia acabar de lhe inutilizar os pés que havia praticamente destroçado no ano anterior.

Apesar do perigo que representa uma situação dessas Piquet voltou em 1993 para a Indy 500 pilotando o Lola Buick da Menard e na fase de classificação outra vez viu o muro chegar rápido na sua direção. Conforme se vê no vídeo Nelson corrigiu, dessa vez a tempo, e acabou acertado a lateral traseira direita no muro, numa batida com consequencias apenas para o carro.

O acidente do ano anterior era de fato coisa do passado e claramente não influenciou o gosto pela velocidade. E em 1993 Nelson teve a sua chance de andar na Indy 500 mas não concluiu. Classificou-se em 13o. e na prova abandonou após 38 voltas com problemas no motor.

O que apareceu como uma decepção para o público basileiro, mais tarde virou festa com a vitória de Emerson Fittipaldi pela Penske, a sua última nessa prova.

Nenhum comentário: