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sexta-feira, 18 de maio de 2012

Jean Alesi - carros da Indy são inseguros


Nos ultimos dias o desempenho de Rubens tem sido alvo das devidas críticas em grupos de discussão, assim como a bordoada que Schumi deu em Bruno Senna na ultima corrida. Enquanto isso ninguem lembrou que na Indy 500 há mais um piloto oriundo da categoria mais sofisticada de monopostos, o frances Jean Alesi, que participou de 201 GP´s de F1. Frequentou o pódio mas jamais ganhou um campeonato. Nem por isso é necessariamente um piloto medíocre.

Alesi é mais velho que Rubens e não pilota monopostos ha tempo. Isso, somado ao fato de que é estreante na Indy 500, que nesse ano tem um carro totalmente novo, não o coloca em condição de esperar por grandes performances. Mas não quer dizer que a sua opinião não mereça crédito. Alesi é do ramo e sabe avaliar a situação.

Na matéria abaixo (em ingles), Jean Alesi diz que os carros da Indy são inseguros por conta da diferença de velocidades maximas entre os ponteiros e os mais lentos.


A opinião dele é compartilhada por outros e é assunto de discussão no meio. A diferença entre os mais lentos e mais rápidos é de mais de 20 km/h. E porque se fala em velocidade máxima nesse caso? Porque as retas de Indianapolis são cumpridas em poucos segundos e assim de repente voce está se aproximando da curva com um cara crescendo muito no seu espelho e aí é preciso tomar decisão, segura.

Com motor mais fraco, a forma de se conseguir velocidade é aliviar as asas e aí o carro fica perigoso em curva. A Indy já teve diferenças semelhantes na época de Emerson. Mas a morte recente de Dan Wheldon potencializa as incertezas, e garanto que ninguem ali está inscrito com a finalidade de estampar heróicamente no muro e quem sabe dar adeus ao planeta.

No site da Indy o melhor tempo registrado é de Scot Dixon com 40.3428s, média de 223.088 mph. Rubens aparece em vigesimo com o tempo de 41.0149, 219.432 mph. Alesi ficou 2,4s mais lento que Rubens a uma velocidade de 207.489 mph, 15 mph mais lento que o ponteiro.

Para quem espera que Rubens esteja classificado nas primeiras filas e termine a prova lá na frente, mesmo que não vença, é bom lembrar que tudo é diferente para ele nesse ano. Rubens passou duas décadas pilotando outros carros e de outra forma. Vai ter que se adaptar e o próprio Emerson já citou no passado que a adaptação não é fácil.

Só para lembrar, os tempos de Tony e Viso, companheiros de Rubens, não são animadores. E outra lembrança importante é que o carro é quem é classificado na Indy e por isso Tony tem dois tempos diferentes registrados na tabela, um deles com o carro de Viso, este mais lento que Rubens.

Portanto, eu seria conservador nas expectativas dessa prova em relação à Rubens e acho que terminar será um resultado bastante importante para ele na nova carreira. Rubens está nas suas primeiras participações numa categoria que anda em ovais com carros que na matéria acima são entendidos como inseguros. Então é melhor dar uma reserva nisso tudo e lembrar que ainda há um campeonato inteiro pela frente.

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