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quarta-feira, 18 de abril de 2012

F-Futuro - o passado chegou a galope

Pois é, a categoria Formula Futuro que teve a imagem de Massa como o apelo promocional já é a partir de agora passado da história do nosso automobilismo, conforme consta nessa notícia da Folha - Campeonato apadrinhado por Massa acaba por falta de apoio

É comum no automobilismo brasileiro os narizes torcerem quando surge alguma novidade nas pistas. Sempre há uma certa desconfinça em relação à capacidade dos diversos projetos amadurecerem. É preciso público na própria categoria e dinheiro, bastante dinheiro.

Público interessado em pilotar e montar equipes tem mais que suficiente. Dinheiro já é outra coisa. Sim, há ricaços aos montes no Brasil com dinheiro suficiente para manter o filho num campeonato de automobilismo. Mas não sei quantos desses filhos querem realmente ser profissionais de competição. Há uma grande diferença entre ir para a pista pilotar e mostrar fotos e resultados para os amigos e se enfiar embaixo do carro, saindo de lá sujo até a sombrancelha para aprender o quanto puder da maquina.


Acho que falta interesse dos pilotos pelo verdadeiro automobilismo. Há muitos pilotos da velha guarda que não sabiam apertar um parafuso. Mas se interessavam por todos os detalhes possíveis e formavam com o preparador uma autentica equipe. Hoje quando vejo equipes nos boxes de Interlagos, vejo pilotos em algum lugar conversando com amigos ou outros pilotos e muito pouco com o preparador.

O automobilismo brasileiro se tornou uma coisa muito elitista. Tanto que até a tradicional Mil Milhas Brasileiras, prova onde qualquer um poderia entrar com o carro preparado da forma mais caseira possível já não existe mais naqueles moldes. O que passou a interessar aos dirigentes e tambem aos pilotos da atualidade são formatos onde há muito dinheiro envolvido e exposição da imagem. Claro que a exposição da imagem é um fator crucial. Mas qual imagem alguem está querendo veicular se ela não está sendo transmitida pela Globo? Literalmente não temos mais outra opção de transmissão de corridas, a não ser alguma que eu não tenha conhecimento e que tenha uma abrangencia muito pequena.

Por isso eu penso que em relação à questão da exposição, atualmente estamos falando muito mais de egos do que de notícias. E de que adianta voce inflar o ego de um piloto num automobilismo à beira da morte como o nosso? Se é para fazer isso o risco de gastar mais ainda na europa pode dar um resultado maior, mais visível. Lá se divulga qualquer coisa que esteja na pista em um final de semana. Aqui será preciso renascer outro automobilismo para justificar qualquer coisa.

Em relação ao dinheiro, vou supor que para os padrões brasileiros o custo é alto. O brasileiro bem de vida na atualidade compraria uma casa para o filho com o dinheiro equivalente ao custo de participação em um ano desse campeonato. Digo que seria essa uma analogia comum, não quero dizer que não haja ninguem disposto a desembolsar dinheiro em investimento de carreira. Fora isso é possivel se iniciar um negócio que renda lucros com o dinheiro necessario para um campeonato desses. Acho que o foco mental das pessoas no Brasil está bem diferente do passado.

Em relação ao dinheiro ainda, o kartismo brasileiro é a etapa profissional que antecede a pilotagem de monopostos e para onde já se foi uma verba considerável quando se fala de piloto campeão. Para disputar as ultimas colocações não é muito barato mas para ser campeão é muito caro. E assim quem tem limitações com a verba já deixou bastante na etapa do kartismo. Pense nisso num kartismo onde atualmente voce tem mais seniors na pista do que garotada em periodo de aprendizado. É o mesmo que dizer que não estamos formando ninguem, o que é uma verdade constatavel facilmente conversando com preparadores. O kartismo ficou muito caro e sem a importancia que já teve no cenário antigamente.

Juntando isso tudo, o paitrocinador não vai pensar muito para ver a possibilidade de dar curso na carreira do filho na europa, onde há toda a base possível para a formação e continuidade. Quando alguem pensa em formar um piloto profissional pensa a mesma coisa se quizesse formar um médico - manda-lo para a melhor faculdade. E atualmente o nosso automobilismo voltou ao primário e o diploma não vale muita coisa.

A Formula Futuro durou 2 anos com um grid muito magro, custou uma soma alta nos bolsos dos organizadores, os Massa, parou no estágio do prejuízo e queira ou não isso vem em péssima hora para a família pois vão associar o fracasso da categoria ao ano muito dificil que Massa está enfrentando. Um verdadeiro peso emocional para a família que já tirou da cabeça a idéia de se aventurar outra vez em campeonatos de monopostos.

Eu tenho dito com muita frequencia que o Brasil não terá mais um campeão de F1. Não um que tenha saído daqui. Se tivermos outro campeão dessa categoria será alguem formado lá fora, nunca aqui dentro. O nosso ambiente para isso já acabou e os Massa pagaram do bolso para mostrar isso aos brasileiros. É uma das razões pelas quais de um tempo para cá eu passei a questionar a validade de uma corrida de F1 no Brasil. Atualmente a única justificativa realmente aceitável é a garantia de manutenção do autodromo, que por sinal fica fechado um periodo em todos os anos, momento em que o automobilismo local simplesmente para. E nesse ano será um periodo maior ainda.

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