Páginas

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Webber ganha em Interlagos contra a caixa de mudanças ‘alegórica’ do campeão Vettel

Como eu esperava a última corrida do campeonato de F1 foi mais uma festa que uma corrida. Mas foi interessante e teve momentos emocionantes, dignos de um encerramento de temporada. Pra variar o alemãozinho veloz, Sebastian Vettel, fez outra pole position e largou muito bem abrindo rápidamente dos outros participantes.

Aliás, nesse ponto Interlagos é a pista ideal para mostrar as diferenças entre as equipes e pilotos. Já na primeira volta a distancia entre o ponteiro e o último colocado deu a impressão de ser entre o S do Senna e a Junção. A tv não mostrou isso específicamente mas pelo tamanho da fila deu a entender que era essa a diferença.

A F1 do passado, que costumamos reverenciar continuamente, mostrava diferenças grandes em certas ocasiões. Mas atualmente elas são também constantes. Ou seja, não vejo nenhuma possibilidade das nanicas conseguirem encostar nas da frente, ainda que isso signifique andarem atrás delas.

Vettel e Webber, os pilotos dos dois melhores carros da temporada, tiveram tudo para manter o ritmo mais forte da prova. Mas o que não colou de forma alguma foi o problema de câmbio do carro de Vettel. As comunicações da equipe deixaram claro que pediram para ele mudar a faixa de troca das marchas num tipo de carro onde o que se busca é sempre o aproveitamento total. Assim, Vettel em um determinado momento abriu literalmente para Webber, e este pôde conquistar então a sua única vitória na temporada. O que fica estranho é que mesmo com o dito problema na caixa de mudanças Vettel conseguiu manter um ritmo forte o suficiente para não ser alcançado com facilidade pelos demais. Gostaria de encontrar alguem que me convencesse de que uma Red Bull com problemas na caixa de marchas ainda anda mais rápido que McLaren´s e Ferrari´s. Sorry Red Bull, mas isso fez parte da festa. Chamarei, portanto, essa caixa de câmbio de caixa alegórica. Aliás, foi o capacete do bi-campeão decorado com um tema carnavalesco.

Sim, houve outros momentos muito interessantes. Por exemplo a disputa entre Bruno Senna e Schumi. Bruno foi punido e eu entendo que está correto. Estava visível demais que o alemão vinha mais rápido e Bruno freou tarde demais para poder conter o carro tendo o alemão o ultrapassando por fora. Muita gente já deu X nessa condição e mesmo que Bruno não conseguisse um X, teria conseguido se manter bem colado no alemão e usar a asa na sequencia. Enfim, foi mais combativo do que as condições permitiam naquele momento.

Por falar em asa, o GP de Interlagos acabou se tornando uma genuína competição entre equipes. Nos 500 metros da reta as asas não faziam tanta diferença assim numa só passada e por isso as brigas ficaram mais restritas à performance natural do conjunto carro/piloto. No máximo as asas colaboraram para aproximações pela somatória de voltas. Achei que a decisão de se abrir asas apenas ali foi acertada e entendo até que deva permanecer. Torna a disputa mais livre de artifícios.

Eu esperava que Button conquistasse o vice-campeonato e assim foi. Ele é um cara muito preciso, técnico e constante. E pilota uma McLaren, carro que já mostrou aproveitamento melhor que a Ferrari nesse campeonato, por várias vezes. Button ganhou a parada na administração dos seus recursos e da sua atitude de pilotagem. Mereceu muito o título de vice. Já Hamilton, esse sim teve a sua caixa de câmbio não alegórica quebrada e foi-se uma chance de uma boa apresentação na ultima prova, coisa da qual ele é perfeitamente capaz.

Alonso fez o que o seu carro pode e mais uma vez ficou à frente de Massa, que já admitiu que 2011 foi o seu ano mais difícil na carreira. É uma questão que está dentro dele próprio. Quando foi o segundo de Schumi, pilotou no mesmo ritmo de um cara que anda muito, e ainda não parou de andar. Agora, na compania de Alonso a sua performance não é o ápice que foi quando ingressou na Ferrari. Acredito que em 2012 veremos um outro Massa, mais veloz e mais combativo. Acho que é apenas um momento ruim e nada mais.

Um que se saiu bem na ultima prova foi Sutil, que com o seu resultado mostrou que a Force India é mesmo uma nova força, e que ele pilota para ser rápido. Não vou estranhar se na próxima temporada a Force India começar a aparecer mais perto das outras e engrossar a briga pelas posições de pontuação.

Barrichello pode ter feito a sua última corrida mas isso só se saberá quando as equipes definirem as suas formações. Ele não quer parar e eu entendo que tem condições de pilotar um carro rápido. Mas as equipes pensam nos resultados delas e não nas carreiras dos pilotos. Aliás, li em algum ligar que não é mais Kimi o postulante da provavel vaga na Williams. Sendo assim, haverá um substituto dentro das pretenções da Williams ou isso resolve as dúvidas em relação a Rubens? Só perguntando ao Frank e eu não tenho ele no meu Face nem no Twitter e se tivesse tenho certeza que ele jamais me responderia.

Enfim, quero dizer que gostei da corrida, que foi um espetáculo interessante de ser visto. Mas mesmo assim ainda não gosto que Interlagos não seja um GP que influencie no campeonato, como já foi no passado. Acho que a data de Interlagos deveria ser alterada mas isso implica na existencia de mais um GP nessas paragens do planeta.

A parte que eu não vi, pois estava muito ocupado, foram as duas voltas de Nelson com a Brabham, quando na última levantou a bandeira do Vasco. Tudo bem, eu não gosto de futebol mas ele gosta, e alem disso ele tem 3 títulos de F1 e eu nem pilotar sei. Não vejo maiores problemas em relação à bandeira do Vasco. Mas os Corinthianos, ahh esses sim devem ter xingado Piquet até a última gota da sua gasolina.

Nenhum comentário: