Páginas

sábado, 26 de novembro de 2011

Vettel é pole em Interlagos. Mas a grande atração do fim de semana será Piquet.

Meu blog parou por conta de responsabilidades das quais não posso pensar em abdicar e estão me consumindo tempo integral. Mas dá para escrever algo ao menos sobre a última corrida da temporada.

Particularmente falando eu não gosto que Interlagos seja a última corrida do ano. Sempre há a possibilidade de o campeonato ter o vencedor definido antes. Apesar disso já tivemos aqui em Interlagos um dos mais emocionantes finais de campeonato, quando Hamilton foi campeão, tendo Felipe Massa vencido a prova. Foi festa geral apesar do fato de Massa não ter conquistado o título.

Gostaria mais se Interlagos estivesse numa posição no calendário em que efetivamente influenciasse a definição do campeão. Sendo a ultima corrida do ano, com Vettel já coroado campeão da temporada, Interlagos dessa vez será nada mais que uma festa.

Apesar disso pode ser um espetáculo muito interessante. Button e Alonso estão com dez pontos de diferença e perto deles no grid estão Hamilton e Webber. Isso vai fazer a disputa pelo vice-campeonato ser muito acirrada. Eu aposto em Button, acho que ele tem gabarito de sobra para administrar os ataques e a estratégia. Mas nada impede que Alonso ganhe a briga.

Enquanto isso Vettel virou recordista de poles numa mesma temporada. É justificável Helmut Marko ter dito que o que mantém Vettel na equipe é a performance do carro. Vettel está lá para ganhar, guiando um carro vencedor. É um piloto acima de qualquer suspeita, do ponto de vista da capacitação, e é sem dúvida o favorito ao título de 2012. Mesmo com o título de 2011 nas mãos, o menino prodígio não pára de acelerar e dá show de pilotagem.

É bom lembrar que a primeira vitória de Vettel foi na chuva mas em um circuito muito diferente de Interlagos - Monza. Em outras palavras, sabe pilotar na chuva, muito embora já tenha patrocinado alguns problemas nessa mesma condição de pista.

Uma chuva faria uma grande diferença na corrida de Rubinho, mas nenhuma na sua carreira. Fala-se continuamente na sua aposentadoria mas ele mesmo não admite a idéia de parar de pilotar. Uma chuva seria uma chance de Rubens sair da sua provável ultima participação, com uma bela performance, coisa que em piso molhado ele já provou inúmeras vezes que é ótimo.

Não acho que o mesmo possa ser dito de Bruno Senna. Ele fez uma boa classificação mas tem um carro de meio de pelotão. Uma chuva não faria jamais esse carro andar melhor, talvez até o oposto. Fora isso é bom lembrar que Bruno está ganhando experiencia ainda e portanto não se pode esperar dele um tipo de reprodução do tio. Se Bruno Senna conseguiu a nona colcoação no grid em pista seca, o melhor para ele seria mesmo o seco, pois garantiria a performence de hoje, o que está muito bem para a última corrida do ano.

Mas, interessante mesmo será ver Nelson Piquet dando umas voltas com a Brabham. Na entrevista ele disse que há uma surpresa para amanha. Sejá lá qual for a surpresa, penso que o passeio do tri-campeão será mesmo o melhor do GP de Interlagos. Amanhã às 14:00 saberemos que surpresa é essa que Nelson promete. Aliás, ele é sim um cara cheio de surpresas.

Nenhum comentário: