Páginas

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Jean Alesi na 500 Milhas de Indianapolis 2012

O frances Jean Alesi, que deixou a F1 no GP do Japão de 2001 após uma colisão com Kimi Raikkonen, piloto que mais tarde estaria na Ferrari onde o frances obteve sua única vitória no Canadá, anunciou que vai disputar a 500 Milhas de Indianapolis de 2012.

Alesi é membro da Lotus e segundo noticiado é parte da equipe de desenvolvimento do T125, um monoposto de milionários com características similares a um F1. Alesi deixou a categoria há muito tempo mas não ficou inativo, tendo disputado a DTM e a antológica 24 Horas de Le Mans.

Isso quer dizer que Alesi não disputa uma prova em monoposto há muito tempo. Não significa que não consiga pilotar um novamente mas ele mesmo tem consciencia das dificuldades que isso acarreta. Com 47 anos de idade, Alesi é mais novo do que muitos pilotos que disputaram a 500 Milhas no passado e pilotando carros mais potentes. A categoria hoje tem uma potencia inferior aos carros da época de Emerson Fittipaldi, o que não significa também que seja algo fácil de pilotar.

Uma das questões que geram incerteza é o fato de Alesi nunca ter pilotado em um oval. E como nunca esteve na Indy vai ter que passar pelos estágios iniciais, onde o primeiro é o rookie test. Correrá pela equipe da qual é membro e test driver e portanto contará com a atenção devida. Um ponto que vai tornar a prova um desafio pessoal é o preparo físico. A 500 de Indianapolis é uma prova muito longa e portanto muito exigente.

Vendo as características do T125 é possível inferir que os testes realizados com esse carro por Alesi lhe conferiram um crédito por parte da equipe para enfrentar uma prova como a 500 Milhas. A potencia do T125 é aproximadamente a mesma da Indy e isso conta no que diz respeito à aceleração em um monoposto. É o equivalente a dizer que o seu trabalho na Lotus o aprovou para a Indy.

Pelo que se viu do desempenho de outros pilotos da F1 ao mudarem para a Indy, e pelo histórico da categoria com pilotos madurões, penso que há uma possibilidade real de Alesi ingressar na Indy para uma temporada. Se tiver um bom desempenho na 500, terá passado num teste duro numa categoria onde nunca pilotou. Isso o qualificaria para um prosseguimento. Por enquanto é apenas essa prova. E o meu palpite é que ele pode começar muito bem. Aguardemos.

Nenhum comentário: