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domingo, 28 de agosto de 2011

Spa - Vettel vence, Button dá aula de pilotagem e Schumi faz a festa

Na pista onde Schumi comemora 20 anos de F1 e Rubens completou 300 GP´s no ano passado, as disputas apertadas fizeram a festa mesmo, muito embora a transmissão monopolista tenha conseguido a proeza de dar um show de besteirol. Mas isso não atrapalhou a única coisa válida no evento, o que acontece lá no asfalto. Foi uma ótima corrida.

Vettel venceu em Spa e assim retorna ao seu lugar ´natural’ de vencedor que pilota o melhor carro da categoria. A Red Bull é efetivamente a bola da vez e para vencer corridas precisa de piloto à altura do equipamento e Vettel é essa pessôa. Portanto, entendo que ele fez hoje o papel esperado.

Mas como já coloquei em outro post anterior, a briga a ser observada nas última corridas desse campeonato é entre os pilôtos que disputam as pontuações de segundo para trás. Alonso, Webber, Button e Hamilton são os caras que representaram o que poderiamos chamar de as disputas principais na corrida. Hamilton não pode faltar nessa lista porque tinha condições de dar trabalho à todos ali na frente e acabou participando da definição do resultado de forma dantesca num toque inesperado com o japonês pé de chumbo.

As duas primeiras voltas foram até confusas por conta das condições iniciais. Bruno largou pela primeira vez na vida entre os dez carros mais rápidos do planeta e ainda por cima no lado sujo, e numa pista onde a primeira curva é literalmente uma esquina estreita. Partiu para a busca da sua posição tentando acompanhar os outros mas não freou cêdo o suficiente e bateu com Alguerssuari. Este último saiu da prova. Até que o estrago não foi dos piores, Bruno ficou encaixotado e poderia muito bem ter patrocinado uma grande lambança.

Ao final da segunda volta as posições eram Rosberg na liderança, que fez uma largada brilhante, seguido de Vettel, Massa, Hamilton, Alonso e Buemi. Webber mais uma vez largou muito mal e perdeu várias posições. Como eu coloquei aqui ontem, seria muito interessante ver o que Schumi conseguiria saindo das catacumbas da última posição. Na segunda volta era o 14o. colocado. Lá na frente na primeira colocação o seu companheiro Nico mostrava que a Mercedes é carro para disputas fortes. Isso pressupunha que o alemão também tinha equipamento para uma bôa prova de recuperação.

Senna vai ao box na volta 2 para trocar o bico e portanto foi parar lá atrás. Mais tarde recebeu punição e caiu para o final do grid. Até aí tudo está dentro das regras e nada há que desabone alguém, no meu entender. Diria que são consequencias do nível de competição alto demais da categoria.

Na volta 3 Vettel assume a ponta ultrapassando Nico. A Mercedes está bem melhor mas não é páreo para a super eficiente Red Bull. É bom não esquecer que a Red Bull tem efetivos concorrentes chegando muito perto. E eu diria que se as regras para o ano que vem forem as mesmas desse ano as disputas serão intensas. Ferrari, McLaren e Mercedes estão mostrando performances bem mais próximas da Red Bull. Correram atrás e estão chegando.

Webber inaugurou a sequencia de pit stops na volta 4, para troca de pneus, no mesmo momento em que Button veio para trocar o bico. Massa vinha bem na prova mas Hamilton e Alonso vinham encostando e assim Massa perdeu a sua posição para os dois na mesma volta. Mau começo para o brasileiro e uma demonstração da fome do espanhol que começou em ritmo muito intenso.

Na volta 6, tendo cumprido apenas 42 km de corrida, Vettel vem para o seu pit. Numa prova de 300 km, os pneus não duram absolutamente nada. Nem dá para se pensar em estratégia antes da primeira troca. Foi nesse momento que Bruno recebeu a sua punição e acabaram aí as esperanças da Globo ficar falando do Bruno sem parar.

Na volta 7 Alonso vai para a liderança ultrapassando Rosberg, que é Nico e não Keke como foi anunciado antes de iniciar a corrida. Mas mesmo tendo assumido a ponta, Alonso usava os mesmos pneus de todo mundo e 2 voltas depois foi para o seu primeiro pit.  Aí estavam na frente Webber, Rosberg e Massa, que iriam inevitavelmente perder essas posições pois a dança dos pits estava inaugurada. Na volta 10 foi a vez de Massa ir para a primeira troca, e foi seguido de Hamilton e Rosberg. Embora a corrida tivesse sido muito disputada, tanto o clima colaborou com pista sêca o tempo todo, como também os pneus tiveram influencia decisiva, tanto que os blisters começaram a aparecer rápidamente.

Na volta 13 uma cena muda o panorama da corrida. Hamilton estava pouco à frente de Kobayashi e teria que abrir para a curva seguinte à direita. O japones deveria nesse caso dar-lhe espaço pois nada mais havia a ser feito. Mesmo assim continuou no seu rtimo sabendo que Hamilton abriria o traçado inevitavelmente e assim Hamilton tocou a roda dianteira direita do japones com a sua traseira esquerda. Não há carro que consiga manter a trajetória assim. Girou, bateu forte de frente e acabou ali a sua corrida saindo do carro um pouco tonto apenas. Saiu portanto da disputa mais intensa pelos pontos do campeonato.

Entra o safety car e começa uma procissão de pit stops. Na volta 16 a corrida recomeça tendo Alonso na ponta seguido de Webber, Vettel, Massa e Nico. Dava a impressão de que o espanhol poderia ganhar a prova, mas os pneus fazem parte dessa corrida e de quaisquer outras. Massa, que tinha feito uma boa classificação não conseguia repetir a performance na corrida e foi ultrapassado por Nico Rosberg, que tem um carro que nesse ano ainda não parecia ser páreo para a Ferrari. E não se pode dizer que a Ferrari piorou pois Alonso liderava a corrida nessa hora. Mas na volta seguinte Vettel assumiu a liderança ultrapassando Alonso. Aí ficou claro que Vettel tem um carro ainda superior à Ferrari, coisa que não há muito a se discutir.

Schumi que veio do fnal do grid estava nessa hora na 7a. colocação. Ele ainda pilota e muito, mesmo estando na hora da aposentadoria. Na volta seguinte ultrapassou a McLaren de Button e isso deixou clara a noção de que ao menos em pistas de alta a performence desses dois carros é muito próxima. É bom lembrar que usam o mesmo motor e portanto um diferencial evidente entre os dois nesse caso é a aerodinamica.

Mas o diferencial é bem pequeno e na volta seguinte o alemão foi novamente ultrapassado por Button. Quem se lembra de Button na patética Honda de pintura ecologicamente correta e performance lamentável, jamais imaginaria naquela época que algum dia pudesse brigrar mano a mano com o alemão multi campeão.

Vettel continuava na ponta, para vencer a prova, seguido de Alonso e Webber. Depois vinha Rosberg se segurando numa disputa muito dificil, seguido de Button que tirou hoje do seu carro o melhor que pôde, numa pilotagem muito fina, de mestre. A essa altura Massa se virava na 7a. colocação com Schumi chegando nele. Button vai para mais um pit na volta 33 e Massa entra junto. Era a fase da corrida em que os pit stops vão dar o contorno final.

Vettel liderava seguido de Alonso, e Schumi nessa hora estava em 6o. Foi quando Webber ultrapassou o espanhol que já tinha os pneus em mau estado. Entendi que a Red Bull tem uma frente fantástica e que a Ferrari não dá as mesmas condições no que diz respeito ao desgaste dos penus. Diria que veremos um cenário análogo em Monza.

E Kobayashi entra de novo na cena. Rubens bate o bico no pneu traseiro esquerdo do japones. Não há quem culpar no espisódio mas eu diria que o japones foi o responsável pelo evento pois me deixou a impressão que freou mais cêdo que o esperado. Eram os pneus?? Talvez. Rubens estava muito perto da entrada do box e já seguiu para um pit a mais para trocar o bico.

Aí estava surgindo uma disputa que eu diria que justificou assitir a corrida. Schumi encostou no seu companheiro Nico e o rádio da equipe informou a Nico que a coisa estava entre eles. Não se pode descartar a possibilidade de que isso mesmo seja um código para dar ao alemão a vez no seu aniversário de 20 anos de F1. Mas não foi isso que se viu na pista e Schumi colou no seu companheiro. O qual, por sua vez, não lutou para manter a posição no momento da ultrapassagem. Diria que foram cavalheiros, elegantes.

Eram as últimas voltas e nada mais mudaria, teoricamente. Vettel venceu seguido de Webber, Button, que fez um trabalho brilhante, Alonso e Shumi em quinto, sua melhor colocação no campeonato, seguido de Nico Rosberg.

Massa andou mais para trás ainda por conta de um pneu perdendo pressão que ocasionou outro pit stop. Dessa vez, o melhor posicionado com os Cosworth não foi Rubens e sim Maldonado. Dos carros que usam esse motor apenas a Williams se sai melhor. Bruno aparece em 13o. um ótimo resultado tendo em vista as condições e Rubens em 16o. Rubens perdeu uma bela oportunidade hoje por conta de um toque típico de corrida.

Terminaram 19 carros, tendo saído da pista Sergio Perez, Ricciardo, Hamilton, Buemi e Alguerssuari que não se conformou nada com o acidente com Bruno.

Vettel lidera o campeonato, agora sem chances para Webber alcançá-lo e assim é o virtual campeão de 2011. Mas entre Webber, o 2o. colocado nos pontos e Hamilton, o 5o., estão Alonso e Button, que são os quatro pilotos desse campeonato nos quais devemos prestar atenção nas próximas corridas. A posição de Vettel nas corridas passa a ser a do piloto que interfere naturalmente num resultado pré definido (o seu) e num a se definir (dos outros 4) em face da diferença de pontos. Enquanto que a segunda posição no campeonato será disputada por 3 campeões e um batalhador que anda muito rápido mas não o suficiente e larga continuamente mal. Não há duvidas de que o final do campeonato será interessante.

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