Páginas

domingo, 31 de julho de 2011

Gp da Hungria - Button vence brilhantemente uma corrida imprevisível

Na mesma pista onde Nelson Piquet fez uma brilhante ultrapassagem, ainda que muitos esqueçam que ele tinha mais motor que o Ayrton, e na mesma equipe que conquistou o seu primeiro mundial de construtores nas mãos de Emerson Fittipaldi, Button deu um show de capacidade de pilotagem e não deu sossego desde a primeira volta.

Button é desses caras que se você não prestar bem a atenção no cenário, é capaz de não perceber que ali tem uma cobra pronta para dar o bote. É na minha opinião a tocada mais limpa da F1 atual. Não é de graça que êle é campeão do mundo.

A vitória de hoje deve ser valorizada e também festejada. Button é um dos pilôtos que brigam pelo segundo lugar no campeonato, que deve mesmo ter Vettel definido como campeão. A oito provas do final e a 15 pontos do segundo colocado, Mark Webber, Button tem claras chances de ser vice-campeão. E tem nas suas mãos um ingrediente que deve se mostrar altamente confiável nas próximas provas, uma muito eficiente McLaren.

Para ajudar um pouco vai contar também com os eventuais excessos do seu companheiro Hamilton, que vez ou outra lhe rendem punição, rodadas, batidas e tudo mais. Mesmo Hamilton estando na frente de Button na pontuação, eu diria que Hamilton está perdendo o vice-campeonato para Button. Ganhar corridas e campeonatos impõe a necessidade de andar para frente nas corridas, o que implica em não errar e ser constante. Button é capaz disso, senão não teria sido campeão inquestionável pela Brown GP, tendo Rubens como seu companheiro naquele ano.

Um dos grandes valores dessas vitória de hoje foi mostrar que os motores Mercedes são vencedores e que a McLaren evoluiu nesse projeto a ponto de aproveitar o melhor dos seus motores. Isso já coloca uma questão a mais. A Mercedes, onde pilota Michael Schumacher tem o dito motor mas nao tem carro à altura. Isso explica porque Schumi não consegue resultados melhores. Mas não explica porque Rosberg anda na sua frente. Aí quem explica é a geriatria, eventualmente.

Olhando o resultado de hoje, aparecem Mercedes, Renault e Ferrari, e na sequencia também Mercedes, Renault e Ferrari. Enfim, as 6 primeiras colocações estão nas mãos de quem tem esses motores. E novamente Rubens Barrichello foi o melhor classificado entre os que aceleram Cosworth.

Passando essa sopa no coador, eu diria que embora a Red Bull tenha um carro indiscutível, nada impede que a McLaren seja postulante a outro título, claro que não nesse campeonato, mesmo estando agora na segunda colocação. Essa reação da McLaren nessa altura do campeonato, no meu entender faz com que as suas vagas continuem ocupadas, ao menos teoricamente. Não sei se é o mesmo caso na Red Bull onde Webber não consegue andar no mesmo ritmo do seu companheiro. Por sinal hoje Vettel ficou à frente de Alonso e um pouco mais atrás Webber à frente de Massa.

Quero dizer com isso que, apenas na McLaren é possivel se esperar por disputas internas. Nas outras equipes as diferenças estão sendo mostradas uma corrida após a outra. E aí é que devem estar as possibilidades de mudança na formação dos team´s. Não se pode esquecer que agora já começam as conversas entre equipes e pilotos. Button com certeza não tem essa preocupação no momento. E se Hamilton fizer mais uma das suas, será êle mesmo que terá que sentar para um papinho, muito embora tenha mostrado hoje uma habilidade invejável numa corrida imprevisível. Só precisaria ser o que o seu companheito foi, mais cuidadoso.

Nenhum comentário: