Páginas

domingo, 26 de junho de 2011

Valencia - Vettel fatura mais uma e manda a atenção das próximas corridas para os de trás

Vettel soberano marcou a sétima pole do ano e a sexta vitória. Tem um carro imbatível e tira do carro tudo que pode, e assim se tornam um conjunto sem concorrentes. Daqui para frente as brigas que vão interessar nas corridas são as que definem a 2a. colocação e as demais. Vettel já pode ser considerado o campeão da temporada muito embora ainda restem 11 provas, mais da metade do campeonato. Acho muito difícil que a diferença que êle abriu na pontuação seja superada.

Vettel está quase 80 pontos na frente de Button que agora está empatado com Webber. Na pontuação, logo depois vem Hamilotn e Alonso. Muda então o foco do espetáculo do ponto de vista do público. Não importa muito quem vai ganhar a corrida mas quem estará na frente de quem. E as atenções estarão centradas nas atuações desses 4 que vêem depois de Vettel pois ali há pequenas diferenças de pontos e de carros também.

Vettel largou no lado sujo mas a primeira curva era muito aberta e permitia uma continuidade na aceleração e assim conseguiu manter a ponta na largada. Massa foi ótimo na largad ganhando duas posições. Acho sinceramente que foi o momento mais significativo da prova. Depois disso, muito embora tenham havido algumas ultrapassagens e escorregadas, a prova foi se mostrando chata desde as primeiras voltas.

Na segunda curva Massa forçou para cima de Webber mas muito fechado e tomou ultrapassagem do espanhol. Enquanto isso o alemão Schumi que largou em nono caiu uma posição. Eu esperava mais dele dessa vêz e hoje definitivamente não foi o seu dia, não foi um dia de sorte para êle.

No volta 6 Button disputa apertado com Rosberg e ultrapassa. Achei que poderia ser uma cena a ser observada constantemente na prova mas me enganei. Era inicio de prova e já havia uma distancia considerável entre os carros. Isso foi torando a prova monotona. A Red Bull como sempre ditavam o ritmo e a Ferrari mostrou que tem carro para brigar pelas melhores posições, bem no começo. Alonso começou a encostar em Webber e Massa que vinha uma posição atrás acompanhaou.

Rubens se virava na 12a. colocação, ao mesmo tempo que Maldonado se arrastava na 20a. Claro que não dá para esperar coisa muito impressionante de um estreante, ainda mais numa equipe cujo carro luta para andar no meio do pelotão e nada mais. Rubens terminou em 12o. mesmo e Maldonado ainda conseguiu mais duas colocações à frente, ficando em 18o. no fnal. Definitivamente a Williams não lembra em nada aquela poderosa do passado.

Na volta 11 os pneus já não eram os mesmos e começaram os pits. Na 14 foi a vez de Webber trocar pneus e Vettel veio em seguida trazendo Alonso na cola. Mesmo assim Vettel continuou na frente pois já havia ganho um espaço muito grande. Webber é um cara que pilota para andar rápido e finalizar em pódio, mas o rendimento que êle tem nas corridas o coloca, mesmo que não seja essa a intenção, como um tipo de escudo atrás de Vettel, o que faz o alemãozinho abrir sem parar logo no começo da corrida, coisa difícil de ser superada depois.

Na volta 15 Schumi aparece com a asa quebrada. Na saída do pit espremeu muito na cruva à direita com Petrov por fora e a ponta da asa acho o penu traseiro esquerdo do russo na linha. Schumi forçou mais que o necessário e pagou o preço. Tanto que tomou volta, terminando em 17o.

Na volta 17 uma cena mostrou as diferenças abismáticas da F1 atual. Com apenas 30% de prova transcorrida já havia retardatários na pista. Webber chegou muito rápido em Narain Karthikeyan que não lhe deu caminho livre imediatamente e Webber reclamou. Muito justo que reclamasse pois está perdendo tempo atrás de um cara que não tem como andar no ritmo dos ponteiros que disputam ponto decisivos a cada corrida. A diferença entre os dois é muito grande para o nível da categoria.

Na volta 18 um momento muito legal de perícia e atenção. Perez brigava duro com Heidfeld e Rubens vinha atrás. E Perez errou enquanto Rubens atento a cada instante da briga passou sem problemas. Na pilotagem mesmo.

Alguerssuari que largou na bacia das almas foi um dos ultimos vir para o pit na 20a. colocação, com os pneus em frangalhos a essa altura. Uma volta depois uma ultrapassagem chamou a atenção na corrida pela rapidez. Alonso veio colado em Webber e no final da reta abriu a asa e passou como um foguete, ao mesmo tempo que Webber não podia, às custas de regulamento, defender-se da mesma forma. Esse artificialismo na F1 gera surpresas mas não necessariamente emoções dignas de nota.

Perez foi o ultimo a trocar pneus na volta 26. Ficou claro ali que os pneus iriam determinar o resultado. Perez tomou volta mas temrinou em 11o. num grid de 24. Não é para reclamar. Mas os pneus fazem a diferença não apenas na pista. Eles precisam ser susbtituídos e aí a equipe entra no jogo. E a Ferrari fez uma troca de Felipe na volta 32, 5 segundos mais lento que o esperado, por conta de um porca que deu trabalho na roda traseira. Acabou a corrida para Felipe ali naquele lance pois não haveria mesmo com recuperar esse atraso com metade da prova cumprida.

No final a Ferrari fez um trabalho muito com. Com Alonso. Veio para os pits na 3a. colocação e voltou para a pista em 2o. na frente de Webber. E terminou assim a corrida com Vettel em 1o., Alonso em 2o. e Webber em 3o. Felipe voltou para a sua posição de largada, 5o. Rubens terminou em 12o. e me deixou a impressão de que se conseguir isso no restante do ano já pode levantar as mãos para o céu. Com esse carro não dá para mais.

Um detalhe muito importante a ser lembrado é que Hamilton foi o 4o. colocado, dessa vez sem bater em ninguém. Mas diz que continuará agressivo. E por acaso precisa bater pra ser agressivo??

Nenhum comentário: