Páginas

domingo, 12 de junho de 2011

GP do Canadá - Button vence na última volta após erro de Vettel

A primeira corrida do ano na chuva mudou o cenário da prova em relação às outras mas o líder continua sendo o mesmo, Vettel que largou na pole outra vez. Mas nessa corrida com Alonso muito perto dele nos tempos da classificação, em segundo lugar. A largada seria não apenas um tanto perigosa mas principalmente muito emocionante. E foi isso mesmo que aconteceu, com Vettel segurando a sua primeira posição.

Aconteceu o que se espera numa hora dessas, o da frente se é bom na água despacha todo mundo porque estar na frente na chuva significa visibilidade total. Aliás a prova começou com pista molhada mas sem chuva que veio logo depois.

Junto com a chuva vieram as trapalhadas de Hamilton que em 4 voltas válidas de corrida (a largada se deu com safety car) deu um show de toques. Logo na primeira volta Hamilton tocou em Webber que rodou e foi para na décima colocação. Schumi a essa altura ocupava a 5a. colocação, ótimo para quem largou em oitavo e principalmente no caso dele que é muito bom em pista molhada.

Vettel deu uma atravessada na volta 7 mas continuou na frente e na volta seguinte foi a hora de Hamilton entrar em cena novamente. Na reta dos boxes vinha mais rápido que Button e colocou por dentro. Como ali há uma curva à direita bem aberta, Button abriu e mandou Hamilton para o muro, que querbou a roda traseira e interrompeu a corrida com a entrada do safety car. Talvez Button não tenha mesmo visto Hamilton naquele momento mas sempre fica uma dúvida de que aquilo não tenha sido um tipo de ‘acerto’ interno. Terminando a prova de hoje com Hamilton fora, Button continua na frente do seu companheiro, veloz e meio afobado às vezes. Se não havia nada entre os dois acredito que a partir dessa corrida vai passar a existir.

Com o SC na pista iniciou-se uma movimentação continua nos boxes e Button foi para lá na volta seguinte à colisão com Hamilton. Kobayashi  agora está na sexta colocação. Button saiu do pit em velocidade acima do permitido e por isso na volta 13 foi punido com drive through. A incerteza das condições fez os pilotos irem aos pits para colocar pneus intermediários pois a pista secava, mas se soubessem que seria uma decisão precipitada a história da prova seria outra. A chuva voltou forte e na volta 25 a prova foi paralizada.

Mais tarde às 16:50 os carros entraram na pista novamente e começou uma nova corrida em que o maior beneficiário do fim de semana foi justamente Michael Schumacher e a sua reconhecida habilidade de pilotar em pista molhada. Num lance de atenção a habilidade ultrapassou Massa e Kobayashy de uma vez e foi para a segunda posição, atrás do seu compatriota imbatível. A impressão que se tem a essa altura é de um pódio predominentemente alemão. Já estão fora da corrida Heidlfed, Sutil, Alonso, Kovalainen e Hamilton. Alonso saiu fora da pista disputando com Button e ficou preso na zebra, o que ocasionou outra entrada do safety car. Bom para o alemão Schumi que poderia disputar a ponta com Vettel, embora não tenha chances de permanecer à frente dele.

Na última relargada Schumi continuou em segundo por um bom tempo mas atrás dele vinham uma Red Bull que não deixa dúvidas quanto à eficiencia e um Button conseguindo se recuperar de uma corrida muito dificil. No finalzinho da prova Schumi foi ultrapassado por Button e Webber e terminou a prova em quarto, numa brilhante afirmação da sua capacidades de pilotar em pista molhada. Mas o surpresa final ficou para a última volta com Vettel errando, tendo Button colado nele, que então o ultrapassou e venceu a prova deixando Vettel em segundo e o seu companheiro Webber em terceiro. Não foi o melhor dia para Vettel mas continua disparado na frente. Foi um dia de intenso trabalho para Button, que venceu pela primeira vez no ano e um alívio para Schumacher no que diz respeito às críticas que tem recebido. Apesar da imensa demora em finalizar, a corrida acabou sendo uma das melhores, sem dúvida.

Nenhum comentário: