Páginas

domingo, 29 de maio de 2011

GP de Mônaco - Vettel vence e a F1 perde

Estou cheio de pendencias aqui e não vai dar tempo de ficar escrevendo. Passei os ultimos 6 dias perdendo um tempo incrivel para ir e voltar ao Anhembi e por isso até a minha mesa está uma bagunça. E por falar em bagunça o GP de Monaco foi mais uma para completar a semana. Vettel ganhou e a F1 perdeu. É a minha opinião, os entendidos que discordem se assim pensarem.

Entendo que Vettel mereceu a vitória. Não acho que teria sido ultrapassado por Alonso que vinha grudado nele nas ultimas voltas. É o espanhol quem precisa marcar pontos, muito mais que Vettel. Se o alemãozinho arrisca permanecer até o final com pneus quase furando e vai ao pódio, marca mais pontos e isso é o que interessa. Ao espanhol resta arriscar, dar o melhor de si. Se o espanhol vencesse com a prova correndo em condições normais, seria mérito dele. Se Vettel conseguisse ficar na frente nas mesma condições até a bandeirada, mérito dele também.

A prova foi movimentada como costuma ser e a primeira baixa foi a perda de posições do Schumi na largada. Não era o fim de semana dele e acabou parando com o carro quebrado. Mas antes disso fez duas belas ultrapassagens dignas de um campeão do nipe dele. No meu entender, mesmo andando ainda atrás de Rosberg, o alemão deveria continuar na equipe porque tem sim condições de fazer um bom trabalho.

Eu esperava uma corrida onde o interessante acontecesse entre os que estavam atrás de Vettel. Mas o finalzinho ficou emocionante até que numa lambança Petrov se estatelasse no guar-rail e assim parassem a prova. Aí o dinheiro entrou no campeonato para marcar pontos. Rubens aproveitou o safety car para arriscar uma parada e trocar pneus. Fez mal, não imaginava que depois autorizariam a troca de pneus com bandeira vermelha. E assim Rubens fez nada mais do que perder posições que não conseguiria recuperar no finalzinho. Quem errou? Ele, a equipe, a F1? Acho que foi a F1 que precisa terminar o espetáculo de bilhardários e assim faria qualquer coisa para fazer os carros andarem. E deram sim um jeito de manter as posições como estavam antes da bandeira vermelha.

Acho que se é assim, então Mônaco deveria ter regras específicas pois se trata de uma prova realmente atípica. Acho que uma prova dessas, decidida como foi hoje e no meio do campeonato, apenas prejudica o brilho da categoria. Mas Mônaco está lá daquele jeito porque sempre foi assim e sempre será assim.

Fora isso, e mais um montão de coisas que eu precisaria ter até anotado para comentar, um dos grandes destaques da prova foi Hamilton que saiu batendo em que estivesse no seu caminho. Sim, ele prejudicou Felipe numa forçada inquestionável, ao contrário do alemão vigarista que fez no mesmo lugar duas ultrapassagens absolutamente limpas, uma delas em cima do seu companheiro de equipe. Mas o que não concordo é com o julgamento da transmissão de que Felipe foi ultrapassado na marra no túnel e que ali não é lugar de ultrapassagem. Em pista se ultrapassa onde dá e Felipe já vinha escorregando ali com Hamilton colado nele. Foi só uma questão de se posicionar corretamente e Hamilton ultrapassou quem estava mais lento na sua frente. Mas isso não lava a moral do ingles que hoje exagerou mesmo. Tomou punição e pode tomar mais outra ainda.

E finalmente, parabéns para o Koba Kamikaze que conseguiu um quinto lugar brigando com gente grande em lugar difícil. Restou um questionamento meu. Eu pensava que o desgaste de pneus seria muito grande em Monaco porque tem muitas freadas bruscas. Ao contrário disso a festa de pit stops não aconteceu. Entendo que esse pneus mostram desgaste extremo apenas em velocidades muito altas. Monaco é a pista com menor média horária e Monza a com maior média. Então seria sensato pensar que em Monza teremos o maior número de trocas de pneus do campeonato??

Nenhum comentário: