Páginas

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Paulo Kunze - mais uma surpresa desagradável nas nossas pistas

O carro do pilôto Paulo Kunze que capotou no Domingo
 disputando a Stock Paulista

(fotos: arquivo pessoal Dú Cardim)

Comentei no post anterior que Interlagos estava com um ar de fim de festa na última etapa do Paulista. Tudo parecendo muito sem graça, sem vibração. O que valeu mesmo para mim foi uma sessão de maravilhosas conversas com pilôtos de um período do nosso automobilismo que deixou saudades, e que continuam infectados pelo vírus da velocidade. Nisso foi ótimo.

Mas no Domingo (ontem) a inquietação voltou a se manifestar em Interlagos. O pilôto Paulo Kunze que disputa a Stock Paulista, capotou na saída do Sol após colidir com um concorrente. Segundo fui informado êle saiu do carro consciente, tendo sofrido trauma craniano. Foi levado para o Hospital Alvorada onde foi submetido a uma cirurgia, e segundo as informações obtidas na internet consta que o seu estado é estável. E tomara que passe de estável para plenamente recuperado e se possível para acelerar novamente.

O lado triste disso não é o acidente em si mas as suas consequências. Corridas são um esporte muito perigoso e pilôtos, sejam de que categoria forem, sabem disso e não se intimidam com os riscos. Fôsse assim ninguém pilotaria. Mas é óbvio que nao querem machucar-se ou pior ainda, perder a vida.

Esse ano está não está sendo dos melhores. Recentemente Kubica teve um acidente muito sério numa prova de rally e está fora da temporada de F1. Em Janeiro um amigo meu, kartista da velha guarda, sofreu com o coração cansado das emoções e dos esforços, após uma exibição no kartódromo de Interlagos. Foi levado para o hospital e não resistiu. José de Angelis é um amigo que fará falta sempre.

Hove um acidente fatal na curva do Café com um motociclista e depois disso no mesmo lugar Gustavo Sondermann acelerou pela última vez em vida. Definitivamente não é um ano dos melhores.

As fotos abaixo são do arquivo pessoal do Dú Cardim. Paulo corre na Light, que emprega chassi Omega com os devidos aparatos de segurança exigidos para a categoria. Penso que já estamos bem de surpresas desagradáveis nesse ano. Seria ótimo que não acontecesse mais nada e esquecêssemos esses dias desagradáveis que estamos vivendo.

O banco encontra-se na sua posição após o evento, os reforços laterais inferiores aparentemente não se romperam.
A coluna de direção parece não ter se deslocado e é visível o espaço livre para o pilôto.

O teto têve um pequeno afundamento e deixa a impressão de que a proteção interna fez o seu papel a contento.
Os tubos laterais não avançaram para dentro, o motor não invadiu o habitáculo.
A barra lateral horizontal ao lado do pilôto, foi cerrada pelo resgate para remover o pilôto.

Nenhum comentário: