Páginas

domingo, 10 de abril de 2011

GP da Malásia - deu Vettel de novo numa comemoração bem germânica

Não foi com uma folga digna de um passeio mas Vettel venceu o GP da Malásia sem maiores dificuldades. É a segunda vitória no ano largando na pole. Se repetir os mesmos resultados na China já poderá ser considerado imbatível.

Atrás dêle, em segundo lugar, tendo feito uma corrida limpa e num ritmo muito forte vem Button que terminou a apenas 3s de Vettel. É possivel se entender aqui que A McLaren é páreo para a Red Bull.

No final da corrida tudo se tornou uma festa alemã. Vettel vencendo, Heidfeld em terceiro, um motor Mercedes nessa comemoração e Helmut Marko assistindo tudo lá de baixo. Os alemães que não reclamem disso, nem os ingleses da McLaren e nem os franceses da Renault. Pode parecer conspiração européia mas não é. Trata-se efetivamente de competência.


Quem pareceu não ter sido tão competente quanto se esperou foi Mark Webber que caiu muito na largada. Aliás eu disse no post anterior que a largada seria emocionante e de fato foi. Webber caiu bastante, Massa ganhou a posição de Alonso, Schumi que tôdo mundo pensa que deve voltar pra casa ganhou posições também e Vettel, brilhante, foi abrindo dos seus seguidores já na primeira volta.

Webber foi mal na largada mas bem na corrida. Perdeu um pódio que teóricamente estaria garantido. Veio lá de trás buscando as posições que perdera e indo várias vêzes ao box ao mesmo tempo que passou pela incerteza da chuva. No final conseguiu atacar Massa e levou a melhor. Foi um fim de semana azarado e nada mais.

Mas quem foi azarado mesmo foi Hamilton que não têve carro bom o suficiente para se manter lá na frente e foi perdendo rendimento a ponto de conseguir a oitava colocação, tendo largado em segundo. E por muito pouco não foi mandado para fora por Alonso que perdeu o canto da asa quando acertou a roda traseira de Hamilton.

O espanhol sim é que deve estar dando pulos de raiva porque o seu resultado se deve a êle e ninguem mais. Estêve bem na corrida, a Ferrari foi bem com êle ao mesmo tempo que foi mal com Massa. E mesmo assim não teve condições de lutar pela posição de Massa no final da corrida. Mas, acho que na próxima ele pode pôr as mangas de fora e se sair muito bem. Afinal conseguiu andar com a Ferrari num ritmo forte.

Mas quem surpreendeu mesmo foi Nick Heilfeld, para quem muitos brasileiros torcem o nariz por ter ocupado o lugar de Kubica ao invéz de Bruno Senna. Heidfeld mostrou que pilota muito e não apenas andou para frente na corrida como também subiu no pódio. Ele tem mais experiência que Bruno e seria sim mais complicado para Bruno conseguir a mesma atuação. Fora isso, é o segundo pódio da Renault nesse ano. O carro efetivamente vem para a briga. Possivelmente mais com a Ferrari do que com a Red Bull ou McLaren. Mas o azarado do dia foi mesmo Petrov. Sair da pista faz parte do jogo, mas não poder voltar porque o volante desencaixou é demais.

E no final de tudo juntando com o incidente de Petrov, 8 não terminaram a prova. E confirmou-se o que eu imaginei com base na performance da classificação. Os dez primeiros terminaram na mesma volta de Vettel e os seguintes uma ou mais voltas atrás. Devido a um bando de variações durante a corrida, principalmente os pneus que não duram mais tanto quanto os anteriores, é dificil se imaginar um final de corrida antes que esse momento se aproxime. Isso torna as coisas interessantes porque a classificação passa a fazer parte muito importante do espetáculo. Que o diga Schumi, que muitos querem aposentar, mas hoje ganhou posições e terminou na volta do líder e à frente do seu companheiro Nico Rosberg.

Diria, empregando um gíria comum, que os alemães hoje estiveram bem na fita.

Nenhum comentário: