Páginas

segunda-feira, 28 de março de 2011

GP da Austrália - vitória de Vettel é parte de um ciclo e não uma surpresa

Não assisti o GP da Austrália e isso não se deveu a falta de vontade mas a excesso de gripe. Assisti apenas a parte da classificação durante a qual eu não dormi. Vettel era o claro candidato à vitória depois de ter enfiado nada mais que 0,8s no segundo colocado na classificação, Lewis Hamilton. Para dar uma noção do que isso significou, essa é a diferença entre Hamilton e Petrov, o sexto colocado no grid. Como costumamos dizer, é chão.

Como se isso não batasse, o companheiro de Vettel, Mark Webber, pilotando o mesmo carro ficou na terceira colocação. Aqui fica explícita uma diferença inegável entre os dois pilotos. O atual campeão do mundo tem o melhor carro da categoria, está muito motivado e maduro o suficiente para tirar o proveito total do carro o tempo todo. Tanto é assim que venceu sem dificuldades a corrida de abertura do campeonato de 2011.

Acho que o resultado desse final de semana já coloca Vettel como candidato ao bi-campeonato. Mas, candidato não é necessáriamente favorito pois Lewis Hamilton terminou em segundo, muito atrás mas na frente de outros competidores fortes, e isso mostra que tem carro para brigar com êles e nem tanto assim com Vettel. De qualquer forma já ficou a noção de que esse campeonato pode tranquilamente se disputado entre Vettel e Hamilton.

A Ferrari não convenceu, não mostrou evolução na corrida e não fôsse a mão do espanhol poderia ter feito pior ainda. Ainda por cima houve a desclassificação da Sauber e assim a sétima e oitava posição passaram a ter outros donos. Mas a partir do momento em que a Sauber se enquadrar totalmente no regulamento, será que a sua performance cairá? É preciso aguardar para se chegar a uma conclusão.

Mas oque chamou mais atenção foi o primeiro pódium de Vitaly Petrov. Abrir a sua segunda temporada com um pódium com um carro que não é de ponta, é um fato a ser destacado. Aqui também isso depõe contra a Ferrari pois na última corrida do ano passado Fernando Alonso não conseguia superar Petrov e chegou ao desplante de reclamar da Renault que porque não lhe facilitou uma ultrapassagem. E agora com esse pódium da Renault a superioridade ficou visível. E pode ser que essa seja uma briga emocionante durante o capeonato, nada impede que seja.

Enfim, a supremacia de Vettel faz valer a velha receita de sempre - o cara certo, no melhor carro, na hora certa. Assim se faz um campeão e êle tem as qualificações necessárias para isso. Não vamos nos esquecer que começou outro campeonato mas essa não é a primeira atuação brilhante de Vettel e sim um momento da sua carreira em que essa atuação se segue a outras e também se antecede a outras que virão. É um ciclo e não uma surpresa.

Nenhum comentário: