Páginas

sábado, 13 de novembro de 2010

Vettel faz a pole na prova final, que tem ares de rodada dupla

Encerrar o campeonato de F1 na ultima prova não é propriamente uma consequencia do andamento do campeonato mas uma organização de marketing. Não é interessante do ponto de vista de audiencia que o campeonato seja definido na penultima prova. O interessse pela prova final diminuiria.

Dessa forma o circuito de Yas Marina é um autentico cenário de festa. A começar pelo horário da prova. Começa às 17 e termina com o sol posto. Isso dá um ar de romantismo e festa à prova.

Além disso o encerramento na ultima etapa faz com que o público na verdade veja duas corridas. O qualify acaba se tornando uma pré-prova com disputas acirradas pelas posições. As equipes já tem definido na matemática que colocações podem proporcionar vitória no campeonato de pilotos e de construtores. Assim o qualify em si já é uma disputa feroz.

Alonso ficou na frente de Webber com uma desvantagem razoável para Hamilton, que está à sua frente, de quase 0,4s. Estando à frente de Webber mas atrás de Hamilton é uma condição que não lhe traz vantagem nos momentos inciais da prova. Tanto Vettel que mais uma vez marca uma pole, quanto Webber que largar duas posições atrás de Alonso, vão fazer o que puderem para ganhar a prova.


Em relação a Vettel aposto num jogo de equipe. Ele, largando na pole pode dar tudo nas primeiras voltas abrindo de Hamilton e permanecer na pista o tempo que puder e for necessário à frente de Hamilton. Atrás desse estarão os outros cujas equipes vão trabalhar muito na estratégia de troca de pneus, coisa que pode fácilmente mudar as posições na frente.

Com Hamilton em segundo o papel mais importante de Vettel não é ganhar a prova mas segurar o ingles nessa posição. Caso Hamilton erre na prova como errou nos treinos, não será muito dificil ser ultrapassado por Alonso. Mas tambem isso não quer dizer necessáriamente que Hamilton repita a exata performance dos treinos de hoje durante a prova.

O maior trabalho de todos da Red Bull e da Ferrari será escolher a hora certa de fazer troca de pneus. Isso vai pesar muito na definição da prova. Há uma noção de que Hamilton definiria o campeonato de forma indireta mas eu particularmente penso que os pneus podem fazer isso muito mais que Hamilton. Em palavras mais claras, quanto menos box mais chances. E isso significa levar os pneus ao último da utilidade, coisa que Alonso sabe fazer muito bem.

De qualquer forma, a corrida de amanhã será sim emocionante e cada momento será interessante para o público. Outra coisa interessante será ver como se comportam Rubens e Schumi no inicio da prova, já que Rubens se classificou uma posição a frente do alemão e como se sabe Schumi não poupa nada na largada. Amanhã às 11:00 horario local.

Nenhum comentário: