Páginas

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Emerson Fittipaldi - 40 anos de uma vitória memorável.

Ha 40 anos, no dia 4 de Outubro de 1970, um dos nossos maiores esportistas venceu pela primeira vez uma prova na categoria maxima do automobilismo mundial. Emerson Fittipaldi, então com 24 anos incompletos venceu o GP dos Estados Unidos na pista de Watkins Glen. Para a equipe Lotus foi um banho de satisfação pois nesse mesmo ano falecera em Monza Jochen Rindt, então o primeiro piloto da equipe. Tambem por conta desse evento o segundo piloto, John Miles, decidiu retirar-se da equipe. Restou Emerson Fittipaldi que ingressara pilotando um terceiro carro, o Lotus 49C. Colin Chapman contratou tambem Reine Wisell.

Na corrida memoravel, Emerson Fittipaldi vinha em segundo lugar quando o lider Pedro Rodrigues foi obrigado a reabastecer e assim Emerson pulou para a liderança e venceu o GP. Rodriguez finalizou em segundo e Reine Wisell em terceiro. No computo dos pontos do campeonato a partir do resultado dessa prova, Jochen Rindt tornou-se campeão póstumo, o único nessa condição na F1.

Bem no seu inicio na Lotus, Chapman disse que Emerson ainda seria campeão do mundo, titulo que veio conquistar mais tarde nessa equipe em 1972, no autodromo de Monza, e assim tornou-se o primeiro brasileiro campeão da categoria.

A trajetória de Emerson no automobilismo dispensa comentários e fora isso mostrou ser uma pessoa com capacidade de dar a volta por cima ao se tornar um dos grandes nomes da F-Indy, vencendo um campeonato e duas 500 Milhas de Indianapolis.

Essa primeira vitoria de Emerson na F1 será sempre lembrada por todos que admiram esse esporte e acabou se tornando o ato inaugural de uma nova paixão brasileira. Hoje o Brasil tem uma legião de fanaticos de F1 e deve ser dado o devido mérito a Emerson Fittipaldi por isso. Afinal ele foi o iniciador há 40 anos. Parabéns!

Nenhum comentário: