Páginas

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Pirelli escolhe Toyota para testes em Mugello

A Pirelli, o fabricante de pneus que abastecerá a F1 a partir de 2011, iniciou os testes dos seus novos produtos em Mugello. Para tanto estão utilizando um Toyota F1 de 2009, conduzido por Nick Heidfeld. A Pirelli argumenta, e com razões, que a escolha de um carro que não  disputa o campeonato atualmente é uma questão de neutralidade. Dessa forma ninguem poderá dizer que houve alguma forma de favorecimento.

Porém há uma questão a ser levada em conta. Em 2010 o regulamento foi alterado e os carros passaram a iniciar a corrida com gasolina suficiente para irem até o fim. Isso mudou o comportamento dos carros, a estratégia e o desgaste dos pneus. Mas em 2009 utilizava-se o Kers, equipamento que foi suprimido em 2010. A Toyota decidiu não utilizar no campeonato anterior.

Li em algum lugar que se cogita do retorno do Kers em 2011. Isso significa um peso adicional na traseira do carro e tambem um boost na tração que seria utilizado em ultrapassagens. Essas coisas afetam o rendimento dos pneus.

E aí eu me pergunto se essa escolha da Toyota seria um sinal de que não será empregado o Kers em 2011. A Pirelli tem expertise mais que suficiente para superar qualquer variação de condições, como por exemplo a adição do Kers em 2011. Esse tipo de situação não é novidade para empresas desse nipe. Mas assim como a Toyota não utilizava o equipamento, há outras equipes que possuem carros da temporada passada equipados com o Kers. E eu penso que aí reside uma eventual resposta para um item de regulamento do ano de 2011.

Vamos aguardar as novidades.

Nenhum comentário: