Páginas

domingo, 1 de agosto de 2010

F1 - GP da Hungria - Vitória arrasadora de Webber e mau caratismo de Schumi.

Como eu imaginei a corrida não seria sem graça e estratégia e condições de largada definiram o panorama. Na largada Alonso se deu muito bem enquanto que Massa se viu sem espaço para ganhar posições. Na primeira volta Vettel ficou na frente, seguido de Alonso, Webber e Massa. Quem largou muito bem tambem foi Petrov que pulou para a 5a. colocação. E Rubens tambem se deu bem subindo de 12o. para 9o.

Na volta 2 Hamilton fez uma belíssima ultrapassagem sobre Petrov por fora. Schumacher logo no começo da corrida chama a equipe afim de dizer que o freio do carro dele não estava bom. E mais tarde seria ele mesmo quem provocaria o momento mais emocionante e perigoso da corrida. Me deu a impressão de que sentiu, entre outras coisas, a necessidade de fazer aparecer a sua equipe.


Na volta 15 entra o safety car na pista e isso deu outra movimentação na prova, incluindo um procedimento não esperado por parte da Red Bull.  Hamilton faz o seu pit e volta na frente de Massa. Incrívelmente Kubica e Sutil batem dentro no pit lane, uma autentica barbeiragem. Não parou por aí pois Rosberg perdeu a roda traseira esquerda ao sair do box. Coisa que com certeza vai render alguns palavrões dentro da equipe. E Webber que ficou andando o tempo todo atrás de Alonso, não parou para troca de pneus, assumindo assim a ponta.

Na volta 19, Kubica abandonou a prova por problemas gerados na batida com Sutil nos boxes. Quem se beneficiou muito disso foi Rubens que não parou e subiu para 6o.

Assim, na relargada Webber começou a abrir dos outros de forma espetacular. Na volta 24 o líder do campeonato de pilotos, Lewis Hamilton dá adeus às suas chances na corrida e à sua posição de lider na disputa, parando com o carro quebrado.

Vettel, que vinha atrás de Alonso foi penalizado e fez drive thru na volta 32. Passou pelo pit lane indignado com a penalização e gesticulando. Voltou à frente de Felipe Massa. Enquanto isso Webber abria incrívelmente de Alonso e não vinha para o seu pit stop. Apenas na volta 42 com uma considerável vantagem sobre Alonso, ele fez o seu único pit na corrida e voltou ainda na liderança, para então vencer a prova de forma brilhante.

Na volta 66 um momento de emoção e perigo intensos. Rubens ficou algumas voltas atrás de Schumi após o seu pit. Schumi com pneus duros desgastados defendeu-se muito do ataque de Rubens que acabara de sair do box com penus soft. A pista tem uma sequencia de curvas muito próximas e isso dificulta a aproximação para ultrapassagem. Assim, a reta seria a opção final. Após algumas tentativas, Rubens entra na reta encostado no alemão e emparelha. Incrívelmente, Schumi o jogou contra o muro de forma muito agressiva e Rubens só não bateu porque o muro acabou. Mas ultrapassou de qualquer forma, mostrando determinação e arrojo.

Quem terminou muito bem a prova foi Vitaly Petrov, em 5o. após a desistencia de Hamilton. Logo atrá vieram Nico Hulkenber, Pedro de la Rosa,  Button, Kobayashi e Rubens na 10a. colocação. Gostei da prova, movimentada e de resultado inesperado.

Agora só no final de Agosto teremos Spa. Na sequencia outra pista de alta, Monza. Aposto na Red Bull para as duas.

Nenhum comentário: