Páginas

domingo, 25 de julho de 2010

Massa X Alonso e Equipe

Se há uma coisa que eu prezo numa corrida são as disputas. Falo das minhas corridinhas específicamente. Por exemplo na última no Kart São Paulo fui muito mal porque choveu e eu sou ruim de chuva. Mas briguei até a ultima volta e fiz algumas ultrapassagens legais, e ainda por cima, segundo o Gilberto, antes de rodar eu estava me aproximando dos da frente, embora não tivesse condições de ir ao pódium.

E eu não sei como reagiria se o meu chefe de equipe me dissesse para deixar o meu companheiro me ultrapassar. Há explicação concreta para isso, há justificativas. Porém, eu discuto a sua aceitação por parte de quem aprecia o espetáculo e tambem por parte de quem atua no espetáculo. Ainda mais com o campeonato ainda no meio. Se fosse lá no final eu aceitaria sem nenhuma discussão.


Na minha opinião há algumas coisas claras com o evento de hoje. Em primeiro lugar Massa está muito atrás de Alonso na pontuação e uma única corrida em que Massa terminasse vencedor, estando Alonso em segundo, não alteraria a projeção de possibilidades do espanhol. Segundo, a Ferrari tem uma diferença de pontos para a McLaren da ordem de 1/3, estando o campeonato no meio do caminho. A McLaren faz o seu trabalho da melhor forma, soma os seus pontos, está na liderança e difícilmente a Ferrari vai conseguir zerar essa diferença daqui até a última prova de 2010.

Outro ponto muito importante a ser considerado é a respeito do rendimento global dos dois pilotos. Ambos tem atitude de pilotagem diferente e Alonso leva uma pequena vantagem sobre Massa nesse quesito. E digo que a vantagem é pequena pois ficou claro que os carros são iguais. Fora isso Massa é um piloto agressivo, do tipo que não entrega os pontos e por isso é muito difícil uma ultrapassagem nessas condições. Hoje isso ficou evidente.

Outra questão é que se Alonso estava andando evidentemente mais rápido, então porque não tentou a ultrapassagem vezes seguidas? No ano passado o Chiquinho Lameirão disse numa conversa na lanchonete do autódromo que o grande atrativo das corridas é o perigo iminente. Falava disso seja pelo ponto de vista do piloto, seja pelo ponto de vista do público.

E a F1 atual, na minha opinião, está tentanto fazer das corridas uma coisa como a aviação. É preciso partir e chegar de volta com toda segurança. Corridas não são assim. Pilotos e equipes perdem corridas por acidentes, quebras, má avliação das condições, atitudes precipitadas.

E alem disso o grande propósito de uma corrida é se estabelecer quem andou mais rápido e nunca determinar quem andará mais rápido. Aí foge totalmente do propósito de uma competição autmobilísitca.

E nesse cenário vejo hoje que Massa tem dois rivais - Alonso e a sua prórpia equipe. Acho que a Ferrari liberou hoje o seu passe públicamente. Uma possibilidade para Massa seria a Renault, ou eventualmente a Mercedes, caso a mão grande Bernnie venha a determinar que Rosberg fique mais bem decorado de vermelho e Massa de prata. Mas que o fim está próximo, é coisa que está mais ou menos evidente. Qualquer piloto da F1 sonha em ganhar campeonato como ferrarista. Mas nenhum sonha em perder propositalmente as suas chances em favor do companheiro de equipe, seja na Ferrari ou em qualquer outra.

A minha visão de esporte sempre foi e sempre será de competição, de exposição ao máximo das capacidades. Aí a derrota pode passar pela conformidade. Mas em qualquer circunstância quem está competindo pensa sempre em vitória, mesmo quando sabe que não tem tudo na mão para isso. Nota zero para a Ferrari. Ridículo mesmo.

Nenhum comentário: