Páginas

domingo, 25 de julho de 2010

F1 - GP de Hockenheim - ridículas surpresas

Como disse no post anterior esperava uma prova com surpresas e não colocava as minhas fichas diretamente em Vettel. Só não esperava por surpresas logo na primeira curva onde Vettel perdeu logo de cara duas posições. Vejo em Vettel um cara rápido mas imaturo. Se o carro ao lado largou melhor que voce, então a sua posição já está perdida antes de ser ultrapassado. Resta o que eu mesmo fiz muitas vezes, deixar acontecer a ultrapassagem e buscar angulo e tração na saída para encostar e devolver. Ao invés disso Vettel deixou uma praia inteira aberta para Felipe fazer o que Vettel mesmo deveria ter feito.

Ficou bem claro que o mecanismo de largada da Ferrari é muito eficiente. E Massa se beneficiou não apenas disso mas da espremida que Vettel deu em Alonso e isso deixou o caminho livre para ele. Assumiu a ponta na primeira curva. Mas infelizmente, por conta de outros fatores extra pista, entregou a corrida a Alonso.


Acho isso ridículo pois a vitória se deu sem disputa. O espanhol pilotou muito sim, mostrou que tem controle sobre o que faz, que tem uma tocada mais suave que Felipe, que normalmente é muito agressivo, mas eu particularmente falando não gostaria de uma vitória nessas condições pois tira o valôr. Uma coisa é voce ganhar porque buscou a vitória até o ultimo instante e outra é voce ganhar porque ordenaram a outro que perdesse para voce. Aceito perder uma corrida pois isso faz parte, mas não aceito desistir passivamente. Mas a F1 é a F1.

Foi interessante ver que não apenas a Ferrari tem uma torcida própria mas a Mercedes tambem. Na volta de apresentação a camera focou uma arquibancada onde provavelmente estavam apenas alemães que mostraram uma inscrição, possivelmente com panos brancos, homenageando os pilotos da Mercedes - Nico  & Michael. Foi bonito.

Na primeira volta Vettel fez das suas e caiu da pole para a 3a. colocação espalhando onde muitos outros espalharam no fim de semana todo. Felipe assumiu a ponta e Alonso veio atrás em 2o.

Na segunda volta as Toro Rosso vieram aos boxes pois haviam se tocado na primeira volta e Buemi ficou fora. Tambem vieram as Force India, mas nesse caso voltaram as duas. Péssimo final de semana para Sutil que visitou o box mais do que o esperado. Terminou em 17o. uma posição atrás do seu companheiro Liuzzi.

Na volta 14 Alonso vem para a troca de pneus e na seguinte veio Massa. No retorno de Massa ficou Button na ponta com o pit ainda por fazer, Massa em segundo e Alonso em terceiro. As Ferrari usavam agora os pneus hard e ficou visível a dificuldade de Massa controlar as escapadas do carro, embora tivesse conseguido. Aí ficou evidente a diferença de atitude de pilotagem entre os dois, sendo Alonso mais redondo que Massa. Na minha opinião foi o que fez o espanhol andar mais rápido.

Na volta 18 Schumi teve uma boa briga com Kubica e o polones levou. E mais tarde Petrov estava encostado no alemão e não foi difícil inferir que a Renault era superior à Mercedes.

Na volta 21 Alonso partiu para cima de Massa mas o brasileiro defendeu-se muito bem. Massa é sim daqueles dos quais se diz que chegar é uma coisa e ultrapassar é outra. E outra coisa que ficou muito evidente foi a ausencia de diferença de performance entre as duas Ferrari´s. Foi por isso que Alonso não conseguia ultrapassar Massa apenas por conta da sua pilotagem. Se algum dia nesse campeonato Alonso disser que não tem equipamento equivalente, acho que até os espanhóis cairão de pau nêle.

A volta 49 definiu o ridículo das manobras de equipe. O engenheiro de Massa lhe disse no rádio que Alonso vinha mais rápido e perguntou se Massa tinha captado a mensagem do amado mestre. Tanto captou que na saída do hairpin pura e simplesmente aliviou e o espanhol foi embora. Em suma, tiraram o carro de Felipe da sua frente, foi assim. E para não sobrar dúvidas veio depois o rádio da equipe onde se ouviu um claríssimo “sorry” dirigido a Felipe. Não há o que questionar.

Final de prova com Alonso vencendo, seguido de Massa e do imprudente Vettel. As McLaren fizeram o que puderam com Hamilton em 4o. e Button em 5o.

Bruno terminou em 19o. dessa vez, porem essa foi a ultima colocação da corrida. Rubens fez uma corrida ruim e andou para trás terminando em 12o. com o seu companheiro uma posição atrás.

A próxima é na Hungria dia 1o. de Agosto, justamente onde Massa quase perde a vida no ano passado. Aí, infelizmente a Ferrari lhe dará a vitória de bandeja para recompensar o péssimo humor de Massa nesse final de semana, quando além de tudo perdeu o seu tio Fernando Marins. Aposto que dá nisso na Hungria.

Um comentário:

Mogar disse...

Creio que a Ferrari não devolve esse primeiro lugar, nem na última etapa do campeonato. Campeonato que aliás a Ferrari não tem mais chance.

O que irrita é a maneira que a Ferrari se porta, como se o público fosse idiota. O Alonso, ótimo piloto mas de caráter discutível, se comporta também de maneira patética.

Torço por desclassificação dos dois carros da Ferrari.

Ferrari, nos chame de otários, mas sem ofender na próxima vez..

Abraço,


Mogar.