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domingo, 25 de julho de 2010

Michael Schumacher - Diversão uma ova. É profissionalismo sim.

Eu estou meio enfastiado de ouvir a transmissão oficial da F1 dizer a cada ultrapassagem que Schumacher toma “Mas êle está se divertindo”.

Digo sem mêdo de errar que 100% dos pilôtos de F1 se divertem sim com as suas corridas. Pilôtos são caras apaixonados pelo que fazem e querem a adrenalina máxima ao preço disponível. E fazer aquilo que é a sua paixão na vida lhe dá como retorno a sensação de diversão, entre outras coisas.

Mas tambem eu tenho certeza de que na F1, até o sujeito que serve o cafézinho no motor home, é profissional contratado e régiamente pago. É um meio onde sobra dinheiro pra tôdo lado, que habitualmente é usado para fazer carros velozes e não aviõezinhos.

Assim sendo, Schumi está na Mercedes por uma questão contratual que envolve dinheiro e profissionalismo. A diversão apenas está implícita. E esse profissionalismo não significa que deva ganhar corridas com um carro que não é capaz disso.


Não entendo porque nem Schumi nem a Mercedes não admitem públicamente que a razão de ele estar na equipe são o marketing e a sua capacidade que é fruto de uma longa bagagem de quem já conquistou multiplos títulos de F1. Ninguem ganha títulos seguidos se não for um pilôto fenomenal. E para vencer corridas são necessárias coisas que a Mercedes no momento não tem tôdas. Uma equipe muito sólida, um projeto muito bom e ao menos um pilôto no nível dos melhores.

A Mercedes tem tudo isso exceto o projeto de carro vencedor. Um carro tão eficiente quanto as Red Bull, ou as Ferrari, como se viu hoje. Não vamos nos esquecer que quando Schumi entrou na Benetton no lugar de Moreno, foi Piquet que trabalhou no desenvolvimento do carro nos anos anteriores. E foi justamente nesse carro que o alemão ganhou o seu primeiro título.

Não cabe aqui aquela afirmação ridícula de que piloto bom ganha corrida com carro ruim. Senna se matou tentando isso justamente na frente do alemão, e se fosse possível pilotar um carro tão ruim quando o que seu sobrinho pilota atualmente, com certeza não conseguiria mais do que o último lugar em que Bruno terminou a prova hoje. Milagres ninguem faz.

A posição de Schumi na Mercedes está cada vez mais clara. E a sua crítica muito pertinente à respeito da proibição dos testes, corrobora a minha opinião. Sem testes, apenas os finais de semana, uma ou duas vezes por mês são os períodos disponíveis para se chegar a conclusões difíceis num universo de parâmetros muito restritos. E aí é bom lembrar que a Mercedes de hoje não é o mesmo carro do ano passado. É a mesma equipe com um projeto novo que anda de tanque cheio do início ao final. E só por isso o comportamento e rendimento são diferentes.

Assim eu vejo que a posição de Schumi é ser um cara com as melhores qualificações possíveis para exercer o papel de desenvolvedor. Um cara que anda volta a volta dentro dos mesmos centésimos de segundo é o mais indicado para uma análise telemétrica. Não seria tão bem indicado assim um cara que de repente, sem mais explicações, fizesse uma volta voadora e as outras oscilando o tempo para cima e para baixo.

O que o piloto faz dentro de qualquer carro de competição é pilotar com as suas mãos e o acelerador, quatro penus de borracha que por sinal são os mesmos para todo o grid. Quanto mais preciso for, quanto mais entender o comportamento desses pneus e do carro, melhor será a avaliação de qualquer mudança. Mais ainda se esse piloto for um cara capaz de seguir uma determinada atitude de guiada com o fim proposital de se medir diferença de performance entre mudanças de componentes ou de acertos.

Fora isso um para um piloto como Rosberg, andar na frente de um cara como Schumi não é um orgulho apenas, é um desafio e uma responsabilidade. Schumi também se presta ao papel de referencia dentro da equipe para o seu companheiro. Não tenho dúvidas de que a Mercedes está plantando um futuro de alta performance, com grandes chances de ser campeã na categoria. Outro exemplo de bom uso da experiencia é a declaração da Williams de que Rubens está sendo muito bom para a equipe na questão do desenvolvimento do carro e por isso já está de contrato certo para a temporada de 2011.

Diversão uma ova. É profissionalismo sim.