Páginas

sábado, 15 de maio de 2010

Mônaco, grid de largada - "Foi Cruel"

A classificação de hoje da F1 em Mônaco foi muito movimentada e porque não, emocionante tambem.

As emoções começaram com Alonso demolindo o seu chassi no aquecimento. Obrigou a equipe a fechar a entrada dos boxes afim de evitar os fotógrafos, colocando dois funcionários fazendo papel de leão de chácara. Terão que montar um novo carro hoje, e amanhã Alonso sai em último. Apenas isso já é suficiente para alterar o campeonato.

São essas coisas que me fazem interpretar a classificação em Mônaco como mais interessante que a própria corrida. O grid em Mônaco é importantíssimo para um bom resultado e Alonso, o vice-líder do campeonato de pilôtos, simplesmente ficou fora da classificação e apenas com uma sorte sem tamanho conseguirá um pódium.


Foram fantásticos, Webber o pole, Kubica segundo e Vettel em terceiro. Vários pilôtos pararam na pista em diversos momentos e o primeiro que eu me lembro ter feito isso foi Schumacher no Q1. A pista é estreita demais e a classificação só é bôa com pista limpa à frente. Schumi se mantêve sempre entre os dez primeiros e afinal conseguiu se classificar em 7o. Não foi nenhuma coisa espantosa mas mostrou que os reflexos dêle estão bem o suficiente para pilotar no meio da rua estreita, o que não é nada fácil

Kavalainen tentou tirar o sangue da Lotus e rodou duas vêzes. Ao final voltou lento para os boxes, mas eu não consegui entender se havia algum problema no carro ou se êle já tinha recebido a bandeira de encerramento. Provávelmente a segunda hipótese, mas êle veio tão lento que achei que as rodadas dêle se devem ao carro também.

A fase da degola têve hoje um companheiro a mais e muito rápido. Alonso larga atrás das 3 equipes mais lentas do grid, que ocupam as últimas posições, coisa já esperada. Tanto que Kovaleinen, que já é constantemente lento, andou 2,6s mais rápido que Chandhock que por muito pouco não bateu no Q1. Vai ser divertidíssima a largada com um foguête como a Ferrari atropelando 6 carros à sua frente na primeira volta. Caso ninguém bata à sua frente.

No final do Q2 o Russo Petrov rodou e bateu, perdendo uma chance de figurar no Q3. O russo mostrou que apesar de ser mais lento que Kubica, tem capacidade de andar bem. Está se adaptando e vai acabar conseguindo alguns resultados bons. Mas ainda tem tempo, não será tão cêdo.

No Q3 a disputa foi muito acirrada e Vettel veio do fundo da lista para figurar em 3o., tirando essa posição de Felipe Massa. Aliás, Massa figurou várias vêzes na frente e no Q2 foi para o box bem mais cêdo que os outros pois já estava com a sua posição garantida. Batalhou muito pela pole mas Webber surpreendeu nas últimas voltas, tirando o último do equipamento que tem, levando a posição de Kubica em uma volta voadora. E Vettel que veio bem forte no final ficou a distantes 0,4 atrás do tempo do seu companheiro e a 0,1 de Kubica. As Red Bull prometem um show nesse final de semana.

Outro que merece um destaque especial é Rubens Barrichello que com o carro que tem, sabidamente incapaz de uma vitória, conseguiu o 9o. tempo no Q3, 0,27s na frente de Liuzzi. Seu companheiro, Hulkenberg ficou no Q2 com 0,15s mais lento. Aí tem uma belíssima disputa - Hulkenberg atrás de Rubens mas andando tão forte quanto.

A frase a ser destacada desse Qualifying é de Alonso: “Foi cruel”.

A tabela com os tempos das três sessões já está no menu F1, acima à esquereda.

Nenhum comentário: