Páginas

domingo, 16 de maio de 2010

GP de Mônaco -Trulli: "Êle vinha mais lento no segundo e terceiro setores"

Karun Chandhok disse que Trulli lhe pediu desculpas pelo ocorrido. É bem colocado o pedido pois se trata de acontecimento de corrida, não proposital, que acabou prejudicando as duas esquipes ao mesmo tempo.

Sem dúvida Trulli não têve a intenção premeditada de atingir Karun. Porém êle tem as suas justificativas que ampliam a minha avaliação do ocrrido, no post anterior.

Segundo Trulli, Chandhok vinha andando mais lento no segundo e terceiro setor. Encontrou o indiano à sua frente logo depois do pit complicado pela pistola de rosqueamento que não conseguiu soltar a roda rápidamente.


Trulli observou que o indiano deixava espaço na Rascasse. E é óbvio que iria tentar uma ultrapassagem. A questão é que ou você ultrapassa no momento em que aparece a oportunidade ou poderá ficar andando o tempo tôdo atrás se não aparecer outra. Não há tempo a perder em uma pista que não tem nenhum local de ultrapassagem. Ali básicamente se ultrapassa por deficiência do da frente.

É o que eu costumo dizer do S do Senna em Interlagos que eu chamo de ponto de êrro e não de ultrapassagem como dizem. Tôdas as ultrapassagens naquele lugar se dão por deficiência do pilôto que vem à frente. Coisa muito diferente de você disputar uma posição lado a lado antes da freada ao final de uma longa reta.

Trulli viu uma oportunidade, arriscou sabendo que o indiano poderia não perceber a tempo, e não deu certo, bateu. Simples assim.

Apesar disso eu penso que se êle estava vendo Chandhok andando mais lento, poderia ter tentado colar mais nêle tentando induzir ao êrro.

Nenhum comentário: