Páginas

domingo, 9 de maio de 2010

F1 - Barcelona - quem guardou pneus os têve no final

Não dá para dizer que foi uma corrida ruim. Foi típicamente uma prova em que as retas determinavam a distãncia entre um e outro, seja por conta da aerodinâmica ou por conta do motor. O final sim foi surpreendente com o estouro do pneu dianteiro esquerdo de Hamilton, coisa que alterou tanto a prova como o campeonato.

Mark Webber fêz uma corrida incrível e mereceu cada curva da vitória. Guiou como um profissional de primeira e fêz o que é difícil para qualquer pilôto numa corrida - comboiar outros que sabidamente têm condições de tomar a ponta. Parabéns à êle.

O circuito de Montmeló tem longos trechos de alta velocidade e o compromisso entre potência e aerodinâmica faria uma grande diferença. Assim a largada era fundamental pois as ultrapassagens seriam difíceis já que há poucos pontos onde os carros podem se encontrar numa aproximação lado a lado.


Webber largou bem e atrás dêle Hamilton, Vettel e Alonso fizeram o que puderam para fazer a primeira curva na frente uns dos outros mas Webber se mantêve na ponta daí até o final. Hamilton forçou bem por dentro mas têve que segurar muito na freada e acabou se mantendo na sua posição de largada. Alonso veio na balada mas com a paciência típica de pilôtos campeões não arriscou na hora em que não dava e passou a seguir o grupo da quarta posição.

Na primeira volta Massa ganhou 2 posições, Barrichello como eu previa fêz uma ótima largada e pulou de 18o. para 13o. e Alguerssuari encontrou um túnel aberto entre as duas filas e fâz algumas ultrapassagens antes da primeira curva, 4 se não me engano. Bruno Senna largou bem subindo para 17o. mas escapou no meio da primeira volta e bateu antes de completá-la. Mais tarde seu companheiro de equipe, Karun Chandhok também abandonou.

Por muito pouco Liuzi e Buemi não se batem após a saída do box. Se encontraram no final da reta num momento de freada com os tanques cheios e lado a lado. Poderia ter saído ali naquele momento uma batida.

Na volta 15 uma cena que eu considerei sensacional. A transmissão mostrou Alonso tampando com a mão esquerda o desvio de fluxo no cockpit ao mesmo tempo que inciava a curva com a mão direita. Sim, é possível realizar a manobra e no caso dos carros de F1 atuais é preciso dosar a pressão da caixa assistida. Alonso mostrou que sabe fazer essas coisas muito bem e penso que aí aparece um diferencial entre êle e Massa.

Ainda na volta 15 entram no box Schumi, Massa e Nico Rosberg. Este último foi autorizado a sair do box antes de apertarem uma das rodas dianteiras e tiveram que retornar o carro à posição de pit para finalizar o trabalho. A corrida de Nico ficou comprometida aí nessa hora.

A volta 17 fez o show da corrida e justificou porque o alemão é tão visado assim pela mídia. Button saiu dos boxes e Schumi fêz a curva no final da reta na frente de Button sem muitos cuidados para lhe fechar o caminho e assim se mantiveram até o final da prova. Button tomou um autêntico suador de Schumi e, embora os dois estivessem acelerando motor Mercedes com Button ligeiramente mais veloz nas retas, o alemão mostrou porque é pilôto de F1 e segurou a sua posição de forma brilhante. Um aposentado dando suador num garôto campeão. Era possível ver uma pequena diferença de traçado do alemão onde êste usava menos pista do que Button. Não foi apenas defensivo mas também muito técnico. Aliás foi possível ver o carro do alemão soltando a traseira na aproximação - o jeitão que êle gosta do comportamento do carro. Bem que Button tentou mas acabou desistindo.
Na volta 25 outro momento curioso. Massa chegou forte demais na traseira de Chandhok pois escapou um pouco no início da curva e acabou tocando o canto esquerdo da asa na traseira do indiano. Logo depois uma chamada da equipe pelo rádio falou algo sobre “solution” que não deu para entender bem. O fato é que Massa não perdeu rendimento com a ponta da asa balançando e eu penso que “solução” foi empregado no lugar de decisão. Não há nenhuma forma de solução numa batida durante uma corrida onde a colocação no campeonato está ameaçada, que no caso de Massa significou hoje andar para trás na pontuação.

Na volta 29 Karun e Alguerssuari se encontraram na saída do box da mesma forma que Liuzi e Buemi e na 31 foi a vez de Karun abandonar a prova. Quase sai uma daquelas, não fosse a imensa área de escape que existe ali.

Na volta 46 ficou claro porque Vettel não tinha rendimento. A equipe o chamou reportando que a sua asa estava em ordem. Mais tarde êle explicou que o problema eram os freios, tanto que no final da corrida deu uma escapada de frente que quase põe tudo a perder, momento em que foi para um pit stop adicional. Como administrava uma bôa vantagem ainda voltou em condição de administrar pontos.

Na penúltima volta veio a definição da corrida e interferência nos pontos do campeonato. A ponta já estava bem definida com o espanhol em terceiro admistrando o seu final de corrida, a qual estava garantida para Webber. E nessa hora Hamilton têve o pneu dianteiro estourado e saiu da pista batendo na barreira. Não apenas o espanhol herdou uma posição mas também Vettel acabou indo para um pódium considerado perdido.

E em quarto aparece quem? O alemão administrador de penus e corridas, o campeão Schumacher, muito focado pela transmissão durante o suardor que deu em Button. Ontem eu escrevi que êle possívelmente estava atento aos pneus e guardou um pouco dêles no box no Q2. Se foi essa ou não a intenção, a verdade é que Hamilton ficou a pé a espera de borracheiro enquanto Schumi seguiu de volta pra casa com quatro pneus em condição de prova. É por isso que êle ganhou 7 campeonatos e não porque não tinha conconrrentes. Êle sabe interpretar as condições e usar o equipamento da forma mais confiável possível.

Foi uma corrida com ultrapassagens apenas no início mas com surprêsas e brigas muito bôas. Na média eu achei uma corrida que valeu a pena assistir. Começou a fase européia do campeonato. Daqui em diante o campeonato começa a se definir e os primeiros e segundos pilôtos das equipes vão aparecer nas próximas corridas. Por falar nisso a próxima é em Mônaco, assunto do meu próximo post.

Nenhum comentário: