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domingo, 16 de maio de 2010

F1 2010 - a briga entre as equipes promete ser bem apertada

Red Bull

Duas poles, duas vitórias consecutivas e uma dobradinha em Mônaco, são resultados que uma equipe festeja em alto estilo. Webber frequentou a zona de pontos desde a primeira corrida desse campeonato, enquanto que Vettel não pontuou apenas na Austrália. A corrida anterior na Espanha foi infeliz para Vettel que chegou em terceiro por conta de um disco de freio quebrado e isso acabou determinando a subida de Mark Webber à liderança, dividida com o seu companheiro de equipe.

Apesar de tudo os dois estão empatados na primeira colocação, o que se torna um problema a mais para Alonso que dessa forma briga pelos pontos sendo atacado por dois na matemática da classificação. A diferença de apenas 3 pontos entre Alonso e os dois da Red Bull não é confortável apesar de parecer ser assim.

A Red Bull não está repetindo exatamente a mesma performance matadora da Brown no ano passado mas é sem dúvida nenhuma candidata ao título de 2010. O campeonato entrou na fase que eu entendo como a mais disputada e a próxima corrida, na Turquia, é de alta velocidade, mais rápida do que a Espanha, e isso dará uma prévia do que serão outras provas velozes como por exemplo Monza.

Se a Red Bull continuar a manter a atual performance nessas próximas pistas, a briga com a Ferrari vai ficar apertadíssima e isso dará um brilho adicional no campeonato.


Ferrari

Alonso não pontuou apenas na Malásia e Massa pontuou em tôdas. Alonso é um pilôto muito competente e veloz, eventualmente erra como tôdos podem errar, e tem ao seu lado a maturidade de um bi-campeão do mundo. Está numa fase ótima na sua nova equipe, enquanto que Felipe vive um momento de incerteza pois se fala muito de Kubica no seu lugar na Ferrari. Nem por isso Massa vai acusar um desconfôrto emocional e com isso perder chances importantes na pista. A performance de Alonso sugere que o espanhol será o representante da Ferrari que vai interferir na pontuação do campeonato, mais do que Felipe Massa.

Assim, a possibilidade que se avizinha é de que o campeonato seja disputado palmo a palmo entre Ferrari e Red Bull, com uma previsão de grande performance da segunda.

Renault

Quem não tem mais condições de subir aos primeiros lugares da pontuação é a Renault que no momento figura em 5o. Kubica tem tido um desempenho muito bom, tendo alcançado o pódium duas vêzes nesse ano mas o seu companheiro, o novato Petrov, pontuou apenas uma vêz. Apesar de Kubica ser candidato a pódiums e por consequência interferir na pontuação dos outros, a equipe Renault específicamente está práticamente fora do páreo por contar com apenas um pilôto muito rápido.

Isso deixa uma questão que vale a pena levantar que é a respeito do futuro da Renault. Se Kubica fôr para a Ferrari quem o substituirá no ano que vem com a mesma performance? Petrov ainda tem um longo caminho a percorrer e não parece ser alguém que possa alcançar o rendimento de Kubica rápidamente.

Em relação à Renault específicamente, tudo leva a crer que Di Grassi na verdade não fêz um mal negócio indo pilotar por uma das equipes do fundão. Apesar de a Renault ser um carro muito mais confiável e de melhor performance que a Virgin, Lucas está no seu primeiro ano na F1 assim como Petrov. E dessa forma não é provável que conseguisse um rendimento muito superior ao do russo, apesar de que eu apostaria as minhas fichas em Lucas e não no russo, nesse aspecto em particular.

O mais provável é que a Renault brigue diretamente com a Mercedes, pois esta última fêz um update no carro que mostrou um resultado confiável, mesmo que não surpreendente. A Mercedes não está em condições de brigar pela ponta do campeonato mas está sim em condições de se meter na disputa pelo terceiro lugar, que no momento está um tanto distante.

McLaren

Terceiro lugar que hoje é ocupado pela McLaren, que não está tão longe da Ferrari e que tem na equipe o atual campeão do mundo. Mas o conjunto carro-pilôto nesse caso não parece estar à altura de brigar com vantagens com Alonso. E além disso Hamilton não está nos seus melhores dias. Na McLaren eu apostaria mais em Button que Hamilton, embora o segundo tenha uma habilidade de vencedor.

Levando-se em conta os resultados obtidos até agora, quem mostra ter os melhores conjuntos carro-pilôto são a Red Bull e a Ferrari. E mesmo com um material de performance superior vão enfrentar a concorrência em cada prova dos pilôtos da McLaren e eventualmente de Kubica pela Renault.

É bom lembrar que Massa ainda não está no ápice da sua performance e por isso não é carta fora do baralho, razão pela qual eu o listo entre os 4 que podem dar definição no campeonato de construtores.

Em Istambul

A próxima corrida é na Turquia, que no ano passado foi vencida por Button. Em segundo e terceiro vieram as duas Red Bull. Em quarto e quinto apareceram dois carros com o motor Toyota, que não está mais na categoria.

Tanto o vencedor como os dois seguintes aceleravam motores Mercedes que são justamente os que estão na ponta nesse ano. Salvo surprêsas que podem ocorrer em qualquer corrida, os motores Mercedes devem estar na frente na Turquia e isso inclui a McLaren. Mas de forma alguma descarta a Ferrari. Esta vai fazer o que fôr necessário para tentar subir à liderança do campeonato e isso é que será o grande apêlo para se assistir a próxima corrida, que vai acontecer dia 30 de Maio às 9:00hs, horário de Brasília.

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