Páginas

domingo, 16 de maio de 2010

Estou aqui atento à tudo

Nas últimas voltas do GP de Mônaco Michael Schumacher ultrapassou Alonso quando êste deu uma pequena escorregada, durante a presença do safety car na pista.

As atuais regras da F1 determinam que as ultrapassagens não podem ocorrer antes que o safety car cruze a linha de contrôle desse carro que fica próxima à entrada dos boxes. Mas são permitidas as ultrapassagens depois que o carro atinja aquela posição.

A McLaren quer levar o caso à corte de apelações pois entende que a punição é injusta sustentando que a ultrapassagem foi legal.


Caso isso dê o resultado pretendido pela equipe, a classificação no campeonato de pilôtos sofreria uma considerável alteração e Schumi sairía da 12a colocação para a 6a. nessa corrida. Dessa forma êle continuaria em 9o. no campeonato mas a uma distância bem menor do seu companheiro Nico Rosberg que é o atual 8o. colocado na classificação de pilôtos.

Para o alemão isso tem uma imensa importância pois embora êle tenha consciência de que não venceria êsse campeonato, sabe que precisa também concorrer com o seu companheiro de equipe afim de justificar a sua presença e prosseguir.

É muito engraçado que essa corrida tenha sido novamente palco de uma decisão fora da pista. Quando Senna ultrapassou Prost na chuva, pilotando uma Toleman que não tinha performance suficiente para isso, Jackie Ickx resolveu a incômoda situação em que o francês se encontrava determinando a paralização da prova antes do fim, o que fêz com que a volta anterior valêsse e Senna terminasse então em segundo mesmo tendo chegado à frente.

Hoje, um dos comissários foi Damon Hill que já foi prejudicado pelo alemão no passado com uma manobra arriscada e desleal. É evidente que foi uma chance de devolver a famosa fechada sem que para isso precisassem estar os dois dentro da pista.

O alemão, no meu entender, acusou o desconfôrto mais do que deveria ao afirmar que a punição tem a mão de Hill, que é um dos comissários.

De qualquer forma e com qualquer que seja o resultado final que tiver essa discussão, duas coisas estão muito claras. Uma é que Schumi tem os seus desafetos na categoria. A outra é que a manobra e a polêmica servem como aviso de que êle está atento a qualquer coisa e permanentemente pronto para dar o bote.

Aliás, ao terminar a prova de hoje como terminou, mostrou que está em forma suficiente para ser competitivo pois é sabido que essa prova é muito cansativa. Não basta carro bom. É preciso também uma ótima pilotagem.

Nenhum comentário: