Páginas

segunda-feira, 29 de março de 2010

Will Power vence a Indy em St. Petersburg. Pilota muito o rapaz.

Acabou agorinha a prova de St. Petersburg da Indy, a segunda etapa do campeonato. Venceu Will Power, o mesmo que venceu em São Paulo, seguindo de Justin Wilson, Ryan Briscoe e bem perto desse Hélio Castroneves. Porva em pista completamente sêca com um céu de brigadeiro. Assisti as últimas voltas e a transmissão não mostrou bem as arquibancadas mas deu para ver que havia público, não desistiram por conta de um dia de atraso. Melhor para o espetáculo que acabou se realizando apesar das dificuldades.

Um pouco mais cedo, mais ou menos no meio da prova, eu vi umas três voltas, quando alguem que não me lembro quem acabou danificando o lado direito da asa dianteira. Mesmo assim o piloto continuou acelerando forte para chegar aos boxes, mesmo que o pedaço da asa quebrada lhe dificultasse a visão. Foi uma demonstração clara de que a eficiência daquelas asas existe mas não é tão grande quanto parece pois ficou visível que a queda de performance foi pequena, embora exisitisse.

É um dos ítens que dá chance às ultrapassagens, muitas delas nas frenagens. A categoria é monomarca e não há programa de desenvolvimento próprio das equipes como é na F1, e portanto a guerra da tecnologia não afeta a performence de forma desigual entre as equipes. Embora seja uma categoria mais lenta que a F1, ainda assim é veloz e evidentemente competitiva.

Nesta etapa, dos 24 carros que largaram, 17 terminaram. Dos brasileiros que chegaram mais atrás de Helinho, Raphael Matos ficou em 8o., Tony Kanaan em 10o., Romancini em 13o., Vitor Meira em 15o., e Mário Moraes não terminou.

Nenhum comentário: