Páginas

segunda-feira, 1 de março de 2010

USF1 - "Coming Never".

Todos se lembram da expectativa e da luta que foi a criação da Copersucar por Wilson Fittipaldi Jr. Muitos fizeram críticas sarcásticas e a imprensa não poupou palavras para qualificar mal a equipe. O grande apelo para a existencia da equipe eram os títulos de Emerson, que conferiam credibilidade à nova iniciativa da família.

Mas como se sabe, construir um carro desses que seja competitivo, é uma tarefa nada simples e muito onerosa. O dinheiro Wilson Fittipaldi Jr. conseguiu na Copersucar. Êle era piloto de F1 e isso aumenta as chances nas negociações, pois êle já circulava no meio com facilidade, fora ter experiencia na pilotagem. O ingresso do irmão foi um reforço bem vindo e todos passaram a esperar mais uma escalada de resultados. Porém os tais resultados não vieram e muita coisa precisou acontecer para que a equipe participasse regularmente das temporadas, que no total foram 8. Enfim, sabemos que criar uma equipe dessas é um risco e tanto.


Nos dias de hoje é pior. Envolve tecnologias de construção muito mais sofisticadas, pessoas atualizadas e muito bem capacitadas na área, e óbviamente muito mais dinheiro do que os irmãos Fittipaldi poderiam conseguir na sua época.

A USF1, a frustrante promessa americana, saiu do papel mas não do lugar. Consta que o grande impecilho é a verba. Não é porque a equipe é americana que conseguirão uma montanha de dólares, simplesmente porque estão no país mais rico do mundo. A USF1 deixou a imagem de que é nada mais que um projeto que tem apenas organização, ao mesmo tempo que lhe falta todo o restante.

A equipe, na tentativa de salvar o pouco que conseguiu fazer, pediu à FIA que retardasse a sua entrada na F1 para 2011. Em outras palavras não tem condições de terminar o que começou e quer um folego de uma temporada. Ora, uma temporada é um bocado de tempo, o que significa que na prática vão tentar criar a equipe outra vez. Um fiasco e nada mais. Americanos não são apreciadores de F1 mas também não são trouxas. Se a equipe não conseguiu o patrocínio que precisa é porque o produto não faz sentido para os possíveis interessados. Subestimaram as dificuldades e agora não acham saída para a saia justa em que se meteram.

No ano passado o site da equipe passou um bom tempo exibindo uma página onde se lia “Coming soon”. Mais tempo do que seria razoável. Agora o site e o Twitter da equipe não mostram nenhuma atualização. A última mensagem no Twitter é o texto que segue abaixo, que não deixa dúvidas de que tudo parou. E há quem ainda meta o pau na Copersucar.

"The US F1 Team web server is down and is being repaired as this is written. We are not gone, as many have reported. More news soon."

Nenhum comentário: