Páginas

sábado, 27 de março de 2010

Red Bull ditou as regras na classificação. Apenas Alonso chegou perto.

Eu assisti o treino mas não vi. É simples, eu dormi extamente na hora em que se inicou o Q3. Mas mesmo assim eu tirei proveito pois acordei 4 minutos antes das 3:00 sem que nem ao menos tivesse programado isso. Há muitos anos eu não acordo na hora e sem despertador.

Mas o meu sono não interessa e acabou me fazendo perder o melhor do qualifying. Vettel liderou as tres fases da classificação. Aqui cabe colocar um ponto importantíssimo, a Red Bull é uma equipe para ganhar o campeonato. Mark Webber ficou apenas 0,1s atrás de Vettel. Mais um segundo atrás vem Fernando Alonso e daí em diante as diferenças crescem. Portanto, apesar de ser ainda necessário ter o resultado da corrida como parametro de julgamento da performance, as chances da Red Bull vencer é grande e isso pode se dar a partir de uma disputa dura com Alonso. Quando eu falo de equipe faz todo sentido nessa situação pois o espanhol tem à sua frente dois carros da mesma equipe andando muito rápido. E não há motivos para suspeitar que a performance deles na corrida seja diferente a classificação. Apenas os tempos serão maiores pois começarão com tanques cheios mas a Red Bull deve liderar a corrida.

Michael Schumacher ficou a apenas 0,04s atrás de Nico Rosberg. Atrás do alemão está Rubinho a 0,3s, o que pode ser citado como clara melhora de performance. Por outro lado o seu companheiro, estreante na categoria, nem chegou ao Q3 e larga em 15o.


A Renault parece que carrega uma sina. Quando Nelsinho estava na equipe com Alonso, sempre havia uma distancia muito grande entre êles. Depois veio Gorsejan e ficou até pior. Agora entrou Petrov ao lado de Kubica e o resultado é o mesmo. Alguem na direção da Renault vai perguntar algum dia por que a equipe nunca consegue fazer os dois pilotos andarem perto um do outro. A resposta deverá ser a diferença de performance entre êles e isso poderia ser deguido de uma sugestão de escolher outro ou outros. Definitivamente a Renault não dá mostra de que vá fazer alguma coisa significativa nesse campeonato.

A turma de trás não tem o que fazer. Andaram 6s mais lentos que os ponteiros. Agora eu gostaria que alguem me justificasse como uma dessas equipes vai melhorar a performance ao longo co campeonato. Por exemplo, Bruno Senna deu apenas 10 voltas na classificação. Houve treinos livres e os carros da Hispania não foram bem. E amanhã na prova propriamente dita esses carros continuarão andando muito mais lentos que os outros. Ao menos deveriam liberar condições de desenvolvimento na fase incial das equipes de forma especial, que as faça atingir uma performance mínimamente compatível com a categoria. A ausencia de testes na F1 está mostrando o preço que se paga por isso. Fico imaginando o que seria a USF1 caso tivesse conseguido entrar na categoria. Pelo que consta ninguem da equipe tinha expertise na construção de um F1.

Nenhum comentário: