Páginas

domingo, 28 de março de 2010

F1 - GP da Austrália - Button vence em prova com dez carros a menos no final.

Infelizmente, ao invés de ir dormir e mais tarde acordar para ver a corrida, eu dormi na frente da tv. E acordei justamente poucas voltas antes da corrida ter a sua definição quando Vettel abandonou. O atual campeão do mundo venceu, Kubica herdou posições e terminou em segundo, e Massa começou e acabou bem na terceira colocação, espantando o azar da primeira corrida.

Portanto me restou apenas ler o que foi publicado. Do ponto de vista do pouco que eu vi a prova foi surpeendente e emocionante. Vettel perder a liderança abandonando perto do final era situação não esperada e vai acabar tornando a disputa por pontos mais intensa ainda. Explicando, Vettel tem menos da metade dos pontos dos tres primeiros colocados do campeonato mas tem condições evidentes não apenas de fazer poles mas de ganhar corridas. E portanto o que se deve presenciar nas próximas provas é um competidor que não está na ponta do campeonato, inteferindo na definição deste ao terminar corridas lá na frente, coisa que fatalmente irá acontecer. É com Vettel que Alonso vai brigar nesse campeonato, caso o alemãozinho revelação dê um fim no azar.


Posto isso podemos dizer que há mais corridas emocionantes, dinâmicas e com disputas difícieis. A corridade Melbourne, apesar de mais emocionante, não pode ser levada como referencia da performance do grupo para o resto do ano. Largaram 24 carros e temrinaram 14. Dos que ficaram na pista até a última volta, apenas Karun Chandhok teve um desempenho muito ruim, terminando 5 voltas atrás do ponteiro. Heikki Kovalainen teve um ritmo de equipe de fim de pelotão mas bem mais perto do aceitável da categoria. Todos os carros muito lentos ficaram fora, com exceção de Chandhok. É o mesmo que dizer que os 13 da frente tiveram pista “mais limpa” para trabalhar. Essa situação não deve se repetir pelo restante do campeonato, e portanto as condições as próximas provas podem oferecer algumas dificuldades a mais.

Schumi que teve que ir ao box logo no início, terminou em 10o. e isso não é um resultado dos piores, levando-se em consideração que êle está recomeçando, mas muito distante da performance de Alonso que caiu para último e terminou encostando no Massa. Pense numa corrida em que todos terminem, onde não haja pancadas ou saídas de pista. Nesse panorama, Vettel e Alonso devem estar na frente, Schumi na mesma ou algumas posições à frente da que largou, Barrichello andando mais ou menos nas mesmas posições, tal qual a corrida anterior, Button e Hamilton muito motivados para ir à luta, uma clara disputa entre Massa e Alonso ao menos na classificação.

Kubica teve o seu dia de sorte mas o rendimento da Renault não convence e o aprendizado de Petrov ainda vai um pouco mais longe do que imagina-se. Dessa forma as disputas devem estar nas mãos dos pilotos da Ferrari, Mercedes e Red Bull que tem de fato um carro muito veloz.

A próxima é na Malaysia, depois China e aí chega na Europa. Lá as pistas variam de muito velozes como Monza, a muito travadas como Mônaco. E as variações de pistas fazem sim muita diferença. E é baseado nisso que digo que por enquanto não há muita chance de se tirar conclusões, com exceção do fato de que vai valer a pena assistir as corridas desse campeonato. Abaixo o resultado de Melbourne.


Nenhum comentário: