Páginas

segunda-feira, 22 de março de 2010

GP da Austrália - Há razões para ficar acordado às 03:00 da madruga.

A F1 já está na Austrália. Os pilotos já rumaram para o local da segunda etapa do mundial de pilotos e construtores. Depois da Austrália a F1 vai para a Malásia, China e na sequencia poderemos acordar em horário normal pois será a prova da Espanha.

Nessa semana quem gosta de dormir na madrugada vai ficar com o replay da corrida que acontecerá às 03:00, horário de Brasília. Seguindo a programação atual de eventos, os treinos de classificação acontecerão também nesse horário.


Quem quer motivos para ficar acordado vai ter. O principal é que sendo a segunda corrida da temporada dentro das atuais regras da categoria, podemos dizer que as equipes terão a sua participação influenciada por alterações nos seus carros e nas estratégias. O consumo de combustível já era bem conhecido na primeira prova, mas o de pneus mostrou o resultado final nas útlimas voltas do GP do Bahrein.

Erros de pit stops que aconteceram na última prova possivelmente não serão vistos nessa. Os pits hoje se resumem aos pneus e por isso se tornaram muito rápidos. O menor erro é muito comprometedor. As novas equipes terão a segunda chance de buscar tempos mais compatíveis com a categoria. É de se esperar uma melhora significativa da equipe de Bruno Senna.

No seu Twitter, Lucas informou que a equipe chega na Austrália com várias mudanças no carro (updates). O carro ainda não mostrou confiabilidade apesar de ter participado dos testes pré-temporada.

Na semana passada a Williams encheu a bola de Nico Hulkenberg, declarando ser este a sua aposta para o futuro, o que foi interpretado como preferencia em detrimento de Rubens. Mas Nico pode ser um piloto de grande futuro e mesmo assim tem o que aprender na F1. Qualquer piloto chega nessa categoria maduro na profissão mas a F1 é um caso particular de performance. Vamos ver na classificação como um se sai em relação ao outro.

Mas a grande disputa aguardada na classificação será entre Alonso e Massa. Os qualifying dessa temporada prometem ser uma adrenalina total na Ferrari. E pela sede que Massa tem de mostrar resultados é bem provável que acabe ficando na frente do espanhol. Só espero que nessa corrida não lhe peçam de novo para tirar o pé para não explodir motor. Espero que consertem o carro dele.

Fora isso a pista da Austrália tem 1 km a menos que a do Bahrein,  menos curvas, menos mudanças de marcha e velocidade média mais alta. Menos trabalho de braço e mais velocidade podem ser uma combinação bem motivante para o alemão. Este na minha opinião já mostrou um rendimento surpreendente no seu retorno pois ficou entre pilotos que não abandonaram a F1 nos útlimos 3 anos. O alemão mesmo diz que vai demorar um pouco para entrar no ritmo.

Mas é certo que vai entrar e que o tal ritmo será mais intenso do que o atual. É mais uma corrida treino pra êle.

Nenhum comentário: