Páginas

quinta-feira, 4 de março de 2010

F1 Entry List - Bruno vai, promessa cumprida.

A FIA publicou a lista de equipes e pilotos que disputarão o campeonato de F1 em 2010. Consta Bruno Senna pela HRT (Hispania Racing Team) que nada mais é que a Campos com outro nome, e também outra ordem.

Na tabela, neste link aqui, aparecem 12 equipes e 25 pilotos. A diferença é a FIA não listou o companheiro de Senna que será o indiano Karun Chandhok. Estão fora do páreo a USF1, o pesadelo americano que jamais poderá ser chamado de sonho, e a Stefan GP. Esta última poderia ter-se tornado uma oportunidade de vermos novamente Jacques Villeneuve nas pistas. Este diz que se ocorrer mudança em alguma equipe em 2010 no curso do campeonato, pode ser a sua oportunidade.

Sem dúvida a F1 2010 vai valer a pena assistir todas as provas, pois desde já estão aparecendo as surpresas. Na minha opinião a maior delas não é a estréia do alemão mas a acidentada estréia da HRT. Se estão confirmados pela FIA é porque podem ser aguardados no Bahrein. E isso com apenas alguns dias para a preparação final, saindo na prática do zero. Vamos ver nesse dia do que a Dallara é capaz pois ficou tudo dependente deles.

Se Bruno e o indiano se classificarem e derem uma única volta completa já poderão ser considerados heróis. Terão cumprido o que o chefe de equipe, Colin Kolles, disse: “Eu não sei como os conseguiremos, e não me interessa, mas nós teremos dois carros no grid.


Mas essa promessa cumprida é apenas o passo a ser dado para comfirmarem a sua disposição de fazerem parte do circo. Há um ano inteiro pela frente e com certeza sobrarão dificuldades. Mais ou menos assim, cada corrida uma batalha absolutamente nova. Olhando para trás, Bruno começou em condições muito mais difíceis que o tio. Acho que é o piloto brasieleiro que estréia na F1 nas condições mais desfavoráveis até hoje.

Quatro equipes andam com motores Cosworth, entre elas a de Bruno. Barrichello disse numa entrevista na JP que o motor é bom, que está confiante no desempenho deste. Tres equipes estão com motor Ferrari sendo uma delas a BMW Sauber onde está a revelação Kamui Kobayashi. No ano passado ele mostrou que pilota e agora tem também motor confiável. Acho que dos estreantes esse pode ser considerado um rival dos melhores. Tres equipes estão com motor Mercedes a própria Mercedes agora está na disputa. Motor todos sabem que é bom, conforme se viu no ano passado. Mas como é bem sabido por todos, a organização da Mercedes é de tirar o chapéu, e também a determinação. Tem muita chance de ser a equipe que vai incomodar mais.

Outra novidade interessante é o ingresso da Lada como patrocinadora na Renault que tem entre os pilotos o russo Vitaly Petrov. A Renault publicou press release hoje dando conta do ingresso da Lada no Team. É a primeira incursão simultanea de um piloto e uma marca russos na F1, e ganhou o apoio moral do primeiro ministro Putin. Acho que isso quer dizer, em outras palavras, que em breve teremos a F1 no país dos czares. Mas que resultado isso vai dar só o futuro dirá.

E é bom não esquecer que Schumi, Alonso, Hamilton e Button são campeões do mundo. Além de estreantes a F1 tem campeões inquestionáveis no grid. Se Villeneuve tivesse entrado seriam 5. Quem sabe isso ainda se configura.

Nenhum comentário: