Páginas

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Nos Bastidores do Automobilismo Brasileiro



Conhecer os bastidores de um livro que tem no seu próprio título o termo bastidores, é como estar conectado à intimidade maior de uma idéia com direito a primeira fila no espetáculo.

No caso de uma idéia esclarecedora que desmistifique uma área da nossa sociedade, tem o valor de ser registro que pode ser empregado tanto para o deleite pessoal como também para pesquisa.

Se o assunto é história, então a valorização se torna mais evidente. Assim é que tive o prazer de ver os últimos instantes da preparação do livro de Jan Balder “Nos Bastidores do Automobilismo Brasileiro - Porque tantas vêzes campeão?”.

A única edição, patrocinada pela Mahle Metal Leve, já se esgotou e a maioria dos exemplares foram entregues como cortesia da empresa aos seus clientes e fornecedores. Uma outra parte foi distribuída pelo próprio autor e não há, ao menos no momento a previsão de outra edição.

Pedi ao amigo Jan a sua autorização para reproduzir aqui pequenos trechos do livro, ao que ele não se negou.

A intenção principal é servir aos que não leram, dando uma visão panoramica dos temas abordados, em pequenas doses. E aos que tiveram a oportunidade de ler será um revival de uma boa leitura.

Começando hoje no próximo post, e depois todas as terças e quintas, serão publicados 20 posts contendo pequenas partes do livro acrescidos de comentários meus.

Também marca uma pequena incursão deste blog pela história do automobilismo brasileiro.

E nada melhor que começar com uma pequena citação do prefácio, como constará no primeiro post da série.

Boa leitura!


Nenhum comentário: