Páginas

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Divisão 4 - Um Polar no Museu do Automobilismo Brasileiro.

Uma fase do nosso automobilismo que deixou lembranças e saudades àqueles que não perdiam uma corrida, foi o período dos protótipos Divisão 4 no início da década de 1970.
Passamos a ter no Brasil o equivalente nacional da Sport Protótipos européia. Lindos carros contruídos sob medida para as competições, totalmente adesivados.

As carenagens desses carros permitiam uma ótima exposição dos logos dos patrocinadores, o que sem dúvida era uma idéia muito atraente. Sob essas carenagens se encontravam potentes motores que acrescentavam a música que mais gosto de ouvir ao design de linhas idealizadas para competições.

Em 1974 o piloto Jan Balder sagrou-se campeão Paulista e vice-campeão Brasileiro da Divisão 4 com um protótipo Polar com motor VW 1950cc.

O Museu do Automobilismo Brasileiro vai colocar na pista de Guaporé em Janeiro, um carro desses inteiramente restaurado. E Jan, que forneceu a carenagem para o museu, vai poder matar a saudade de pilotar essa autentica jóia da nossa memória do automobilismo de competição.

A foto abaixo, enviada por Paulo Trevisan, é do carro já pronto para acelerar.




Nenhum comentário: