Páginas

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Fundo de baú!


 1952 foi um ano que definiu o futuro de muita gente. Por exemplo, foi nesse ano que se sucedeu o evento que culminou com o meu nascimento. Eu não vim ao mundo por acidente, mas em função de um.

O meu pai era ciclista em Ribeirão Preto e um dia, andando com a sua magrela na estrada, tomou um tombo que lhe quebrou a rótula do fêmur direito. Um ferimento complicado para os padrões da época e do local. Foi levado para a Santa Casa de Ribeirão Prêto. Lá passou por uma cirurgia e teve uma longa convalecença. Nesse ano a minha mãe que morava num sítio próximo à cidade de Ituverava havia mudado para Ribeirão e foi trabalhar na Santa Casa. Bingo! Assim a minha mãe conheceu meu pai deitado e engessado podendo mexer apenas a cabeça e os braços. Portanto eu sou subproduto de um acidente. Foi lá nesse mesmo lugar que eu nasci 3 anos depois.

Enquanto o meu pai caía aqui, um amigo meu explodia granadas no lago na Alemanha. De vez em quando a garotada encontrava uma granada perdida no bosque. Se tivesse um lago perto era o lugar perfeito para uma explosão. Êles precisavam se divertir com alguma coisa.

Mas tinha gente que preferia explodir coisas bem maiores. Os Estados Unidos riscaram do mapa uma ilhota nas Ilhas Marshall e no seu lugar deixaram uma cratera de 2 km de diâmetro por 50 mts de profundidade. Foi o primeiro teste bem sucedido com uma bomba de hidrogênio que foi apelidada de Mike e era 500 vezes mais potente que a de Hiroshima. O objetivo era dar uma resposta ao programa nuclear soviético. A partir daí cada lado foi superando o outro sucessivamente. Muitos anos depois concordaram em destruir grande parte do que não haviam explodido pois havia justamente o perigo de explodir. E dizem que cabeça de mulher é complicado.
Fulgêncio Baptista retomou o poder em Cuba num golpe. Mais tarde êle lotearia o país para mafiosos americanos, entre êles Vito Genovese e Frank Costello, que exploraram a prostituição e jogatina. As eleições foram canceladas e o advogado Fidel Alejandro Castro Ruz não pôde concorrer ao parlamento.
Americanos faziam outras coisas bem mais produtivas do que evaporar ilhotas. Em 1952 foi lançado um dos mais marcantes musicais americanos. Dançando na Chuva (Singin In The Rain) com Gene Kelly. A cena em que êle dança com um guarda-chuva é uma das mais incríveis da história do cinema. É sem dúvida uma atuação imortal.

Pela primeira vez gemeos siameses foram separados com sucesso.

Jonas Salk inventou a vacina contra a poliomielite.

O Brasil conquistou o seu primeiro título internacional no futebol, o Pan Americano. No caminho da disputa passou pelo Uruguay que nos derrotara 2 anos antes aqui mesmo no Maracanã.

Maria Eva Duarte de Perón, a Evita, faleceu de cancer com apenas 33 anos.

Nasceu Peter Windsor, repórter e um dos cabeças da USF1, que ninguém sabe se emplaca ou não.

Nasceu a linda italiana Isabella Rossellini e o americano Patrick Swayse, falecido de cancer recentemente.

O mundo explodia num lugar e era muito romantico em outro. Como era também romantica a F1 que estava no seu terceiro ano. Os campeões dos dois primeiros anos pilotavam Alfa Romeo. Fangio, campeão de 51, se acidentara e não participou do campeonato de 52. O regulamento mudou e os motores tiveram que encolher a sua capacidade para a mesma da F2 em 51 - 750 cc turbo ou 2000 cc aspirado. A Alfa não conseguiu criar um pacote competitivo e acabou desistindo. Porta aberta para Alberto Ascari conseguir o seu primeiro título numa autentica lavada. Ganhou 6 provas seguidas, das 8 do campeonato. No ano seguinte, também com Ferrari, conquistaria o segundo e último campeonato. Ninguem pode dizer o que seria da carreira de Fangio se Ascari não tivesse falecido em Monza no ano de 1955. Certamente seria mais difícil pois Ascari era um concorrente de respeito.

Nenhum comentário: