Páginas

domingo, 1 de novembro de 2009

F1 Abu Dhabi - Corrida chata, mas a festa deve ser um arraso.

O campeonato já havia sido decidido e assim a última corrida teria mais sabor de festa que ítem decisório, embora o vice-campeonato tivesse sido decidido hoje.


Deu Vettel em vice no campeonato e vitorioso em Abu Dhabi. É um nome da F1 de hoje. A essa altura do campeonato, já decidido, as considerações remetem mais para o ano de 2010 onde as regras serão outras. Mas mesmo que as regras mudem os carros, o resultado no próximo ano será uma evolução do conceito atual para algo que respeite as limitações das próximas regras. Assim sendo, Vettel e o seu carro são um conjunto que deverá estar disputando as primeiras posições no ano que vem.

Button fez um bom trabalho e terminou em terceiro brigando bastante com Webber nos últimos momentos. Cresceu na corrida, enfim.

Já Barrichello acabou como começou. É óbvio que a equipe daria uma grande atenção ao piloto que já está confirmado para 2010. Isso também já sugere que Rubens de fato está confirmado na Williams e portanto o seu resultado nessa corrida não seria tão importante assim. A equipe já é campeã e o vice era uma questão particular de Rubens. Chefes de equipe pensam como chefes e não como pilotos. Fora isso é provável que Rubens não se sentisse com tanto entusiasmo assim para partir para cima, como êle afirmou ha poucos dias.

Quem deu show na pista foi o japa Kobayashi. Entende do assunto e deu uma demonstração que a F1 é um carro possível de ser pilotado em alta performance mesmo com baixa experiencia. É um nome que vai causar muitos comentários quando tiver o seu posto definitivo garantido na F1. Muito diferente de Grosjean que conseguiu nesse campeonato ter a proeza de ser pior que Piquet. Para saber perfeitamente o que se passa com Grosjean seria preciso obter algo dele próprio, mas por enquanto mostra que é não está à altura dos outros.

No restante não há muito que criticar além do momento mais hilário da prova que foi a desastrada passagem pelos boxes do espanhol Alguerssari. Não tenho notícia, ou quem sabe lembrança, de algum piloto de F1 indo fazer pit na equipe concorrente, que nesse caso era a de Vettel. Errar a equipe no pit é no mínimo muito engraçado.

Quanto à pista é linda, maravilhosa, uma prova do que o rico dinheiro árabe pode realizar. Mas não é nada mais que um show. A saída de box é simplesmente um desastre. Estreita, em decida e sem nenhuma visibilidade. Ninguem bateu ali porque devido à dificuldade é claro que os pilotos tiraram o pé. Mesmo sendo uma dificuldade comum à todos, é um ítem da pista incompatível com os propósitos de uma categoria como a F1.

As zebras serão repensadas para o ano que vem. Sutil por exemplo deixou um pedaço da asa numa subida na zebra. Eu esqueci de ver um dado dessa pista antes de começar a prova. Parecia que os trechos de baixa eram desproporcionais aos trechos de alta. Ou seja, perde-se tempo demais nesses lugares que são seguidos de trechos de velocidade muito alta. No entanto a diferença que há entre a extenção dessa pista e a de Interlagos, e a diferença de média horaria entre as duas é proporcional. O tempo total cresceu na mesma proporção que o comprimento da pista. Curiosamente, nesse aspecto não é nem melhor nem pior que Interlagos. O que não a coloca entre as melhores porque Interlagos, como todos sabem, já não é mais a mesma pista.

Os engenheiros que supervisionaram a criação dessa pista sabiam o que queriam e fizeram um trabalho muito melhor do que o que foi feito na China. Apesar de alguns muros presentes no traçado, há áreas de escape adequadas às condições. As escapadas do asfalto acabaram resultando em retorno ao mesmo. Isso também porque o piso da área de escape parece ter aderencia suficiente para tal.

O horário é que foi dificil de entender. Começou com sol na cara e terminou com luzes na pista. É claro, sendo a corrida inaugural da pista e a última do campeonato, depois de pódium, entrevistas e o diabo que seja, segue-se uma mega festança patrocinada por dólares de bilhardários e que só acabará com certeza na final da madrugada ou com o sol nascendo amanhã. Gostaria de estar nessa festa a convite. Fico imaginando a quizumba que vai ser.


Nenhum comentário: