Páginas

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

500 Milhas de Kart Amador - a força da modalidade.

O kartismo amador é uma modalidade de esporte a motor que cresce ano a ano. Basta verificar as reservas de qualquer kartódromo e se terá uma idéia da ocupação que essas pistas teem todos os meses.

A modalidade, que deu os primeiros passos em shopping´s há muito tempo, se tornou febre e é a alternativa ideal para quem não tem condições de ter kart próprio mas que tem capacidade de pilotagem e vontade de participar das provas e aprimorar a sua habilidade.

Entre outras coisas o kartismo amador tem o mérito de ser uma forma de um aspirante a piloto saber se realmente tem interesse em desenvolver a sua habilidade de pilotagem e tambem de adquirir sensibilidade de pilotar pneus slicks, o que não é tão simples assim para quem nunca fez.
 

Embora a modalidade seja de baixa performance, comparando-se com as categorias federadas de motores 2 tempos, isso não torna a pilotagem uma tarefa simples para os iniciantes. De qualquer forma será um aprendizado e uma forma de alguem poder avaliar o seu gosto e expectativa em relação ao esporte.

Também abre as portas para a participação tanto de pilotos muito jovens, como senhores de meia idade ou mulheres que muitas vezes são capazes de dar autenticos couros em marmanjos que se julgam ´bons de braço´.

O fato concreto é que a modalidade ganhou o status de esporte e as competições podem às vezes ser duras batalhas onde os concorrentes brigam por diferenças até na casa dos centésimos de segundo.

No ano de 2009 o kartismo amador teve dois momentos de destaque no Brasil.

O primeiro foi a realização do Mundial de Indoor na cidade de Macaé no Rio de Janeiro. A modalidade indoor se propagou mundo afora, não apenas no Brasil, e também nesse ambito já temos os nossos campeões. Por conta do trabalho e interesse de apaixonados do esporte, a quinta edição do IKWC veio para as nossas terras, numa demonstração de que não devemos nada aos pilotos estangeiros e que estamos em condições de sediar um evento que reúne os melhores do mundo de uma categoria, sem passar vergonha.

O segundo acontecimento de pêso no kartismo amador brasileiro ocorreu nesse domingo, 01/11/2009, no Kartodromo Internacional Granja Viana. Mais uma vez esse kartódromo inovou e criou uma alternativa para os pilotos correrem no mesmo circuito das 500 milhas mas a um custo bem inferior.

Realizou-se a primeira edição das 500 Milhas de Kart Amador. O circuito é o mesmo da 500 Milhas da Granja, uma delícia para pilotar. Se inscreveram 42 equipes, a maioria com mais de 5 integrantes. Para quem está acostumado com o Endurance Noturno onde havia um período máximo de 40 minutos em pista, o regulamento da 500 milhas prevê a troca de piloto sem essa limitação, o que faz com que o combustível seja o limitante da permancencia em pista. Isso já coloca a forma física e disposição psicológica à prova.

Nos boxes um autentico ambiente de provas de longa duração, onde se encontravam muitas cadeiras e tambem alguns colchonetes. Mesas cheias de garrafas d´agua, sanduiches, toalhas e tudo mais que se necessita nessas condições.

Com pouco tempo disponível, apesar de ser domingo, fui lá 4 horas depois da largada e encontrei vários amigos fazendo o que eu gostaria de estar fazendo também. Entre êles Ed Cordeiro que é uma das pessoas a quem o kart amador brasileiro deve uma reverencia. Sei da grande batalha dêle para que o mundial de indoor se realizasse em Macaé em 2009. Junto com ele, veio do Rio de Janeiro, Pedro Washington que nada mais é que o primeiro no ranking do indoor no mundo.

A prova teve duração prevista de doze horas, portanto com encerramento à 01:00 da madrugada, quando teriam sido completadas 644 voltas com o tempo de 01:04 cada uma.

Assisti a festa por algum tempo até que as luzes se acenderam e voltei para casa. No caminho uma lua bem visível em céu limpo avisava que não choveria no restante da noite.

Sem dúvida nenhuma o kartismo amador brasileiro teve um acréscimo substancial com a relização do mundial de indoor, e agora com essa prova de longa duração que era o sonho de muitos amadores.

Se há alguem que está trabalhando para tornar o kart amador cada vez mais procurado e disputado, esse é sem dúvida o Kartodromo Internacional Granja Viana. A modalidade amadora tem a sua força nos dias atuais e esse kartódromo tem participação imprescindível no seu crescimento.


4 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.