Páginas

sábado, 17 de outubro de 2009

GP de Interlagos - classificação com sabor de corrida.

Como eu não sou meteorologista e o tempo em São Paulo é muito imprevisível, no final acabou saindo classificação com chuva mesmo. Eu só não esperava que chovesse tanto assim. Pela cara do céu de hoje acho que amanhã São Pedro vai mandar mais água. A Globo disse que há 80% de possibilidade. Claro que não são êles que dizem e sim algum serviço meteorológico.

O treino foi realmente emocionante e incrivelmente longo a ponto de alguns pilotos deixarem o cockpit muito provavelmente para uma descarga de líquidos pois as condições foram imprevistas.

Me surpreendeu a ausencia de Vettel que ganhou em Monza no ano passado embaixo de chuva. Achei que hoje ele teria uma apresentação muito boa. Saiu visivelmente irritado e não há dúvida que a irritação é consigo próprio.

Também me surpreendeu a atuação do japones da Toyota que ocupa temporáriamente o lugar de Glock. Terminar a classificação do seu primeiro GP de F1 em 11o. lugar foi uma performance digna de nota. Até ele está mostrando que é um cara para a F1.

També me surpreendeu o resultado obtido por Button. Eu esperava mais dele. É um grande pilôto, não resta dúvida, tanto que está na ponta do campeonato. Mas hoje ficou claro que Rubens pilota mais que êle na chuva. Button não se classificou melhor porque não conseguiu, essa é a realidade. E partir em 14o. em Interlagos não é nada agradável. Faço uma aposta para uma estratégia de tanque cheio. Mas se amanhã cair a água de hoje ele não vai se dar muito bem.

Rubinho fez tudo como manda o figurino. Ao menos o figurino que ele escolheu. Guiou muito bem mesmo, foi ousado ao permanecer com os pneus de chuva no Q2 ao mesmo tempo que os outros andavam mais rápido volta a volta. E por pouco mesmo não ficou fora do Q3.

Mas aí a pista estava com muito menos água e começou a parte mais emocionante da classificação que na minha opinião foi mesmo um início de corrida. Não disputaram posições mas o público vibrou como se fosse uma prova. Rubinho deu o melhor que pôde e mostrou que estava muito concentrado na tarefa fazendo sempre tempos cada vez menores até culminar com a pole na última volta. Têve sabor de vitória e eu diria que já é uma vitória conquistar a posição mais a frente nas condições de pista de hoje e nas condições atuais do campeonato.

Mas com tudo isso eu continuo pensando que embora Rubens pilote muito bem no molhado, pista seca é muitíssimo menos arriscado. É preciso lembrar que numa pista molhada você pode bater por causa dos outros e não da sua habilidade. Pelo que mostrou hoje, se chover amanhã pode manter franca vantagem em relação à Button. Mas como o tempo aqui é autentica loteria só resta aguardar.

Uma coisa é certa. Se o treino foi emocionante a corrida então promete muito mesmo.


Nenhum comentário: