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domingo, 4 de outubro de 2009

F1 Suzuka - "Você é o cara!"

E é o cara sim. Vettel é um candidato sério a campeão no futuro. Já mostrou a habilidade que tem de pilotar em mais de uma ocasião, como por exemplo no ano passado onde ganhou em Monza sob chuva pilotando como gente grande. Nesse ano somou 3 vitórias, uma a mais que Rubens. É uma performance digna de nota. A atual temporada começou com uma supremacia da Brawn que colocou Button como o mais provável campeão desse ano mas nas última provas o que parece uma perda de performance da Brawn é na verdade uma recuperação das outras. Por exemplo Hamilton que no início do ano sofria com um carro claramente inferior à Brawn chegou em segundo nessa prova à frente da Brawn, coisa que no início do ano parecia impensável.


Portanto não é propriamente a Brawn que não é mais a mesma e sim as outras equipes. O final da corrida mostrou uma coisa muito curiosa. Como Alguersuari bateu forte e entrou o safety-car o grid embolou e na relargada todos os carros que terminaram a prova apareceram na reta logo após a bandeirada. Isso mostrou em algumas poucas voltas que as diferenças entre os carros são realmente bem pequenas. Nem ultrapassagem houve nas voltas que finalizaram o GP, apesar do fato de terem relargado próximos uns dos outros.


Para quem interpretou a prova como tediosa, é preciso lembrar que o final mostrou que a dificuldade de ultrapassagens se deve mais à pouca diferença entre os carros. É um caso bem diferente da prova de Cingapura onde uma ultrapassagem pode mais significar o fim da corrida que o ganho de uma posição. A pista de Suzuka é uma pista de competições e não avenida de rachas.


No campeonato as coisas ficaram bem mais difíceis para Rubens pois além de tirar apenas um ponto de diferença, agora tem que lutar na pontuação também com o terceiro colocado que está apenas a dois pontos dêle. Não vai adiantar nada abrir outra distancia de Button se por acaso acabar sendo superado por Vettel. Isso sugere que a possibilidade de ter que disputar o segundo lugar ficou muito grande. Tudo vai depender do resultado de Interlagos, a pista onde a monotonia não deve ser a maior característica da prova. E quanto a Button na minha opinião fez uma bela prova ao mesmo tempo que o seu companheiro andou uma posição para trás. No cenário atual o desempenho de Button foi claramente superior ao de Rubens. Aí nesse caso falo de uma diferença interna entre pilôtos e não da diferença abismática que existia na Renault entre Alonso e Nelsinho.


Por falar em Renault, acho que Grosjean foi uma boa promessa e nada mais. Não vejo o que a equipe tenha ganho em colocá-lo no lugar de Nelsinho. Se a troca estava justificada por uma cláusula de performance, então Nelsinho não deveria ter saído pois o seu primeiro ano foi bem melhor que o primeiro de Grosjean, apesar das batidas que deu no ano passado. Já que a troca não rendeu nada e a performance é a questão, então é hora de pensar em Lucas. Aliás falando nisso, Vettel foi o cara que mostrou que o motor Renault é bom. Mas o carro Renault simplesmente não deu certo. Acho que para o ano que vem deve ter outra coisa muito diferente.


Finalisando, Trulli fez um belo serviço e a história da prova bem provavelmente seria outra se Glock tivesse participado. E quanto ao Sutil acho que não houve nada além de agressividade na conduta. Para um público que reclama da falta de ultrapassagens ele deu uma contribuição. Quem entra por dentro num S com pouco espaço como aquele, tem uma chance grande de espalhar. E é essa a minha interpretação, uma coisa de prova mesmo.

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