Páginas

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

F1 Suzuka - Pode ser divertido. Para nós!

O site Tyrepress.com divulgou uma nota sobre a Bridgestone onde fala dos pneus que serão fornecidos para a prova desse final de semana que serão os mesmos compostos empregados em Sepang, Barcelona e Silverstone. O diretor Hiroshi Yasukawa diz que houve muita mudança desde a última prova em 2006 e que os pilôtos jovens terão um bom divertimento e que há muita coisa a considerar no setup.

A metade da pista foi recapeada de tal forma que um trecho ficou muito suave e com bom grip e o outro dá um grip menor. Êle diz não saber exatamente como os carros vão se comportar até que andem pela primeira vêz.

Fico imaginando como um novato como Grosjean pode se divetir numa condição dessas. Pelo que tem apresentado últimamente não vai se tratar própriamente de diversão e sim de muita preocupação. Como sempre qualquer pilotagem se dá em cima de pneus até que alguem resolva mudar para rodas com banda de ferro igual às carroças que o meu avô consertava quando era ferreiro. Portanto a compreenção dos pneus quando em contato com a pista no limite de aderência é o que determnina a atitude de pilotagem.

Quando o diretor da Bridgestone fala de diferenças de grip não as quantifica, e isso se torna uma incógnita e tanto. É significativo que êle tenha destacado essa questão o que por si só quer dizer que é uma diferença que merece atenção.

Quem pode se dar bem nessa situação? Caras muito precisos como Hamilton, carros que se adaptam bem às variações como a Brawn, pilôtos que conseguem o máximo possível do carro como Alonso vem demonstrando na Renault e assim por diante. Portanto essa prova pode virar uma disputa de setup´s e um belo quebra-cabeças de estratégia de pitstop. E se for assim os três da frente são os que terão demonstrado que sabem bem da profissão. O que não está claro no texto do site é se menos grip é acompanhado de mais abrasão. Uma coisa é aderir pouco e outra é gastar pneu demais. Para variar é o grid de classificação vai dar uma idéia de quem são os pilôtos que não compreenderam bem os pneus que estão usando naquele dia e que por isso foram parar lá atrás. De qualquer forma vai ser uma prova não muito previsível, o que pode colocar uma pimenta a mais no campeonato. Vai valer a pena assistir mesmo sendo na madrugada.


Nenhum comentário: