Páginas

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Domingo na Granja e no Mestre Joca.

Acordei nesse domingo depois de uma noite ruim e portanto indisposto. O domingo não estava prometendo muito. Liguei para o Joca que me deu conta de um churrasco que estava fazendo com a família. Ótimo, passo na Granja primeiro e depois vou para o churrasco.


Fui tentar resolver uma questãozinha no kartódromo com 99% de chances de dar errado. E os 1% restantes não se confirmaram. Não há o menor problema, ficam elas por elas. Certas coisas a gente tenta apenas uma vez. Se deu, ótimo. Caso contrário bye bye.

A caminhada não foi perdida pois foi dia de Copa Amika e eu acompanhei a feminina e a sênior. Antes um encontro na chegada com o Paulo Costa que está com uma novidade da qual vou escrever logo mais, espero.

É engraçado a gente encontrar amigos que não vê ha muito tempo. Agora que estou escrevendo isso me lembrei do dia em que conheci o Paulo no kartódromo numa tarde de sábado. Naquele dia nem imaginei que correríamos juntos na sênior um ano depois. É uma amizade que veio para ficar. Na prova da pesados que foi uma das primeiras do dia, acabou tomando uma bordoada respeitável na traseira na aproximação da hum. Uma dessas digna de filme que por sinal alguem fez e eu assisti depois.

Também vi o Miguel Castro que se apressou em perguntar se eu estava vivo. Mas que indagação heim Miguel? Depois o Zé Ayres que se inscreveu no Kart São Paulo mas ficou na inscrição. No meu entender amarelou.

Veio a classificação da feminina. Deu Carol Persona na pole com o kart 11, o mesmo que eu pilotei na quarta e a Estela Gallucci em segundo com o 33. Kartismo indoor é uma coisa de doido. As moças diferem nos seus pesos, alturas e habilidades. Mas estão lá há um tempão pondo um charme nos domingos. 

Mas me intriga uma coisa. Não sei como a Estela consegue guiar aquilo. É um toquinho de tão pequena e acelera e freia na ponta dos pés. Os braços ficam sempre totalmente esticados. Se eu pilotasse numa posição dessas não sei como faria. Ainda leva almofada e peso no banco. Ao mesmo tempo a Carol, que fora pilotar um bocado é mais alta, fica numa posição visivelmente mais confortável que lhe permite manejar muito bem os braços, o que lhe dá uma vantagem. Na foto mais abaixo do grid da feminina dá para ver claramente os braços da Carol dobrados e os da Estela (de preto em segundo) esticados. Isso porque estão no grid. Andando é pior.

Logo nas primeiras voltas as distancias foram aparecendo e a Carol abriu e se manteve na frente até a bandeirada. Em segundo a Estela. As outras não sei quem são e como não peguei o resultado não tenho como colocar os seus nomes aqui.

Na sequencia é a hora da sênior. Essa eu estava muito interessado em assistir principalmente por causa do Marcelo Nogueira que está com um entusiasmo no kart que eu também já tive ha muito tempo. Dá gosto ver. Antes da largada eu disse a ele: “Solte os braços, segure o volante de leve e sinta o volante. Não faça força”. Êle ia trocar o kart sorteado, o 2, porque não acreditava. Mas esqueceu de uma coisa importante. Deu mais de uma volta ao invéz de entrar logo de cara. Saiu com o 44 que estava pior ainda e voltou na mesma volta para ao box. Incrível, pegou o dois de novo. Não havia o que fazer pois restava uma volta válida. Acabou ficando lá atrás. Na pole Wagner Santos que segundo me disseram era estreante. Depois o Ricardo Talarico sem bigode, Giba, Paulo Costa, Miguel Castro, em sexto não tenho certeza mas deve ser o Persinotto e em sétimo o Caccuri.

Prova sem confusões e com boas disputas e o pole abrindo um pouco dos outros. Apenas um tomou volta que foi o Eduardo Lima, que eu não conheço. Para variar o Miguel Castro sabe administrar uma corrida e tirar o que pode do kart, tanto que veio vindo da quinta posição até o segundo lugar. Logo atrás vieram o Talarico, Giba, Persinotto e Caccuri que acabou ganhando uma posição e foi tambem ao pódium. O Giba e o Paulo Costa andaram para trás por conta do cansaço.

E o Marcelinho? Saiu desapontado com o 14o. lugar. Mas o entusiasmo dele com o kartismo é tal que merece uma crítica fria dos amigos afim de lhe dar alguma luz no meio da batalha. Dou valor ao esporte e acho muito chato quando voce está fazendo o que mais gosta, está obtendo os primeiros resultados e de repente vem uma decepção. Aí é uma hora em que alguem ou alguma coisa precisa te situar. Consolação é negativo. A crítica certeira é muito mais produtiva.

Êle chegou na frente de caras escolados com quem eu já pilotei na senior, como Francisco Stella, Ricardo Arena e João Hipólito. E ficou atrás do Paulo Stella a apenas 0,34s. Não tinha kart para mais que isso. Disse a ele que alguem com experiencia nenhuma em kartismo leva um ano para andar com os da frente desse grupo. Se ele olhar para os tempos dele na quarta-feira no Kart São Paulo vai ver que os de domingo são melhores.

Tem pilotos que entram em alguma categoria e logo de cara fazem barba, bigode e cabelo. Mas a esmagadora maioria adquire performance com treinos. Como habitualmente se diz, é preciso kilometragem. Com treino e kilometragem ganham-se até campeonatos.

Finalmente termino o domingo chegando na casa do Mestre Joca. Suprise, o churrasco acabara. Mas não foi problema. Uma gostosa conversa de duas horas sobre tudo e mais um pouco fechou o dia de forma positiva. Conversar com o Joca é ótimo. E como fala o cabra, um bocado. Uma hora dessas vou falar dele aqui.

fotos: Amigos Velozes 
(clique para ampliar) 


O grid da feminia com Carol Persona na pole seguida de Estela Gallucci em segundo.

 
O pódium das moças que os ´moços´ da sênior entregaram os troféus porque não quizeram esperar o Sato.


 
O grid da senior com 20 participantes e o estreante na pole.


 
 O pódium da senior com o Talarico e seu new look Émerson Fittipaldi depois da cirurgia de catarata.

 

2 comentários:

Anônimo disse...

Grande Zé

Apareça mais vezes. Já nem lembrava mais da sua cara feia. Estou escrevendo este post ainda dolorido da corrida de ontem. Impressionante como dois meses sem correr fazem diferença. Além da falta de preparo físico, também senti falta do preparo técnico. Mas vou me preparar melhor daqui prá frente. E quanto ao Kart São Paulo, não amarelei não. Simplesmente nem sabia que havia sido convocado. Mas se ainda puder, estarei na próxima, nem que seja só prá chegar na sua frente.

Zé Ayres

zé clemente disse...

Zé, voce tá delirando.
Convocação é no exército. Aqui é kartismo. Quer que eu desenhe?