Páginas

domingo, 18 de outubro de 2009

Button campeão - "We are the champions"!

Mais um nome inglês que se soma a uma lista onde se encontram Mansell e a familia Hill, apenas para citar alguns. Tudo que envolve automóveis e automobilismo na Inglaterra é muito desenvolvido. É um país que tem tradição no assunto. Um campeão inglês numa equipe inglêsa é algo que faz tôdo sentido.

Button mereceu o campeonato como poucos. Fez a lição de casa o ano tôdo pilotando muito um carro que mostrou ser o melhor da categoria. Soube aproveitar muito bem o que tinha e isso é fundamental para se conquistar um campeonato. Também no meio do caminho quando alguns pensaram que êle tinha amarelado, soube administrar com bastante paciência a sua vantagem. Além disso é um cara sortudo. Saindo de 14o. as coisas ficaram muito difíceis para êle no início da prova. Mas a bandeira amarela o trouxe mais à frente e a partir daí a prova de Rubens começou a se complicar a cada volta. Viu claramente as chances bem à frente do bico do seu carro e foi muito agressivo pois sabia que tinha condições de superar quem vinha à sua frente. Embora previsse uma corrida dura até o final, alguma farpa do acidente no início da corrida pode ter tirado de vez as chances de Rubens quando Button estava já a ponto de disputar posição com Rubens. Isso foi uma coisa que tirou da prova um provável momento de auge - disputar na pista mano a mano a posição com o companheiro.

O tempo foi outro fator que colaborou. Uma corrida com chuva e com tanta gente à sua frente poderia significar o fim da prova em apenas uma única volta. Também pôde contar com um pit a mais de Raikonnen que acabou a prova uma posição atrás. Enfim, como se costuma dizer, tudo conspirou a seu favor. E por falar em favores, ele se livrou de forma muito natural de fazer o tal favor (inexistente no mundo do esporte) de deixar o campeonato para ser decidido em Abu Dhabi conforme gostaria o rei Bernnie.

É um título que vem como uma paga pelos duros anos passados numa equipe que tomava ultrapassagens na reta e cujo mantenedor oficial resolveu se retirar da categoria. Pairou sobre Button e toda a equipe a sombra do desemprego. Acho que a Honda merece ser lembrada pois deixou um caixa na equipe de tal forma que ela tivesse condições de se restabelecer. É provável que esse carro campeão não tivesse feito nem o primeiro teste que aconteceu com a carenagem inteiramente limpa de adesivos se a Honda pura e simplesmente saísse pela porta dando tchauzinho e abanando lenços.

Parabéns ao campeão Button e parabéns também à campeã Brawn. They are actually champions.


Nenhum comentário: