Páginas

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Nelsinho Piquet - duas possibilidades e uma única consequência.

No momento em que estou escrevendo continuam pipocando afirmações, declarações e tudo que seja relativo ao caso de Nelsinho Piquet. O site Grande Prêmio divulgou a tradução do depoimento que Nelson Jr. deu à FIA por escrito. Lá no final o site confirma que Alonso realmente disse não ter conhecimento da trama.

Hoje Barrichelo disse que se isso for verdade Nelsinho não deveria estar no esporte. Dizem que Rubens fala demais e na hora errada mas o fato é que ele disse uma coisa coerente. Mas eu acho que poderia ter dito o mesmo em outra hora porque atualmente as atenções estão muito voltadas para o que Nelson diz e há outras pessoas envolvidas que estão se esquivando de declarações que possam ser compromentedoras. E não é possivel pensar que numa questão efetivamente escandalosa como essa o acusador é apenas um mentiroso contumaz, enraivecido e vingador, que está fazendo uso de uma mentira de enormes proporções com o intuito exclusivo de prejudicar outro, no caso Briatore. Os mentirosos podem muito bem ser os outros e não êle.

Nesse fim de semana há o GP de Monza e esse tema será muito comentado por todo canto. Mas tudo na base das expeculações porque ainda está ganhando corpo e na verdade tudo está sim no estágio inicial. Alonso que tenha paciencia com a imprensa pois esta não lhe dará sossego.

Se o caso é especular, o que se tem na mão já é suficiente para gerar duas possibilidades de desfecho. O que está acontecendo é desnecessário detalhar e há 4 principais envolvidos. E o impacto das acusações de Piquet Jr. é tal que todo mundo quer no fim saber o que será dele.

Uma possibilidade é êle não conseguir provar por a+b o que diz e isso por consequência isenta Briatore de punições. Nêsse caso Nelson Jr. pode dizer adeus ao automobilismo mundial. Eu não duvido que até na Indy, no Mundial de Rally e no Paris-Dacar esse assunto esteja sendo acompanhado. Briatore que é um conhecido asqueroso conta com um público e velado apoio de Bernnie que enfatizou num entrevista que ele está muito chateado com tudo e não se esqueceu de frisar que Piquet é um jovem muito nervoso. Num cenário desses mesmo que Briatore tenha as mãos muito lambuzadas de sujeira poderá numa eventual isenção de culpa curtir a sua aposentadoria com a moral em bom estado. E por tabela se sairão muito bem Symonds e Alonso.

A segunda possibilidade é Piquet ter meios de provar o que diz e colocar Briatore na parede de uma forma tal que a sua saída fosse inevitável. Assim estariam os quatro em prejuízo, pois Nelson teria aceito uma atitude condenada até por estatuto, Briatore ficaria com cara de facista, o que de fato lhe faz juz, Symonds passaria a ocupar o lugar de Pinochio e Alonso passaria a ser o maior cafajeste que a F1 já conheceu. Ainda sobra um problema. Que eu saiba, caso essa situação viesse a se confirmar, Piquet poderia acionar Briatore na justiça comum por difamação pois este disse que foi vitima de extorsão por parte da família Piquet.

É fácil demais escrever isso porque se Nelson é o acusador, há apenas duas opções. Está mentindo ou falando a maior verdade da história, já que diz tudo de forma direta e concreta e assume que realmente bateu de propósito. Mas por isso mesmo êle sai com a cara arranhada, seja culpado ou inocente.