Páginas

terça-feira, 23 de junho de 2009

Muito amigos, muito velozes - 47 anos depois

Wilson e Jan. Uma grande amizade.

Recebi um e-mail sobre uma reunião muito interessante que merece ser comentada. Na foto acima estão Wilson Fittipaldi Jr. à esquerda e Jan Balder à direita. Caso você não saiba há uma sólida amizade entre esses dois que começou quando Jan ainda era adolescente. Mas o mais interessante é onde se deu esse encontro.

No último sábado 20/06 foi comemorado o aniversário de Renato Tite Catapani na sua fazenda em Araraquara. Claro que entre os convidados não poderiam faltar os seus amigos contemporâneos de pilotagem. Curiosamente no dia seguinte foi aniversário de Jan. Fora a proximidade das datas há a motivação da amizade para se reunir uma turma de pilôtos da fase mais romântica dêsse esporte no Brasil. Lá estiveram presentes muitos dêles numa festa que não esquecerão.

E no quesito memória, nosso amigo Jan mais uma vez pôs à prova os seus registros mentais ao lembrar à todos os presentes que estavam entre êles os integrantes do pódium de uma prova de rua em Araraquara em 1962. Na foto abaixo o pódium relembrado 47 anos depois tendo Marinho em primeiro (DKW Grupo III), Winsinho em segundo (Berlineta) e Bird Clemente em terceiro (DKW). Deitado na grama fazendo o seu registro particular do momento está Anísio Campos que também participou da prova.

Da esquerda para a direita: Wilson, Marinho, Bird. Um pódium de 47 anos.
Deitado resgistrando o momento, Anísio Campos.

Nessas ocasiões não faltam citações hilárias. Bird lembra que Jorge Letry utilizou uma placa de sinalização de box com os números em japonês. Ele diz ter foto que prova o ocorrido. Uma vez que ninguém se lembrou disso, Wilson ofereceu a Bird uma garrafa de sakê e lhe pediu que lêsse o ano de fabricação. Pelo que conheço dessas pessôas, o espírito de antigamente continua o mesmo.

A vida vale ser vivida. Em 1962 estavam tôdos bem concentrados nos seus afazêres de pilotagem com a missão de derrotar na pista os seus concorrentes e sem a menor preocupação com o que estariam fazendo meio século depois. Os próprios concorrentes, já amigos na ocasião, celebram um momento marcante na vida dêles e uma amizade que não deixa dúvidas a ninguém.

Feliz aniversário Tite.
Feliz aniversário Jan.
E parabéns à todo o grupo pela união.

2 comentários:

Anônimo disse...

CLEMENTE

MUITO BOM O TEXTO E GRATO PELA LEMBRANÇA DOS ANIVERSARIOS.

ABS
JAN

disse...

Foi um momento mágico desta moçada que nos induziu ao Automobilismo.
Na minha opinião deveria ser preservado o momento.
Temos tantas coisas a contar!